TUTOR EM EAD: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.187Resumen
Ao firmar-se como modalidade de ensino-aprendizagem adequada aos anseios de uma sociedade que precisa qualificar-se, a Educação a Distância no Ensino Superior, doravante denominada de EAD, renova a concepção do que é o espaço escolar e do que é o fazer pedagógico. Nesse contexto, um dos sujeitos ativos nesse novo paradigma educacional é o tutor, profissional cuja função ainda carece de compreensão e definição, seja em função da especificidade metodológica demandada por essa modalidade de educação, seja em função da necessidade de habilidades e competências no manuseio das novas tecnologias da informação. Valendo-se de um estudo qualitativo de natureza fenomenológica, devidamente apoiado em uma plataforma teórica constituída para esta finalidade, este trabalho teve por objetivo discutir algumas necessidades, oportunidades e desafios impostos a esses profissionais fundamentais na EAD. A discussão abordou aspectos relacionados à sua identidade profissional, sua formação, a organização e as condições em que desempenha suas atividades profissionais-acadêmicas. Sendo que, ao final, foi possível perceber que esse docente se diferencia do professor convencional pelas práticas que realiza ao promover a educação de seu aprendiz. O tutor deve estimular a participação do grupo, acompanhar e mediar a construção do conhecimento, promover a criação de vínculos sociais e afetivos e demonstrar capacitação para lidar com a tecnologia. Esses e outros fatores mostram que o docente que atua na EAD precisa de habilidades que sejam próprias ao seu fazer pedagógico. A experiência docente no ensino convencional é recomendável, mas uma modalidade complexa como a EAD requer preparo específico e continuado singulares.Descargas
Publicado
2012-06-11
Cómo citar
CARMO, C. R. S.; CARMO, R. de O. S. TUTOR EM EAD: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 4, n. 1, 2012. DOI: 10.18554/rt.v4i1.187. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/187. Acesso em: 22 dic. 2024.
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