O JOVEM LEITOR E AUTOR – COMO RESGATAR O PRAZER PELA LEITURA E ESCRITA NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v5i2.324Resumen
O objetivo desta pesquisa foi discutir os fatores que levam alunos/as ingressantes no ensino superior a chegarem à universidade desinteressados/as pela leitura e pela escrita, considerando-se para esse pressuposto a experiência do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas com a oferta de disciplinas de texto na Universidade de Brasília. Para lograr esse objetivo, foram elaborados questionários abertos acerca de leitura, aplicados a um grupo natural pré-determinado a fim de gerar dados empíricos. Os dados foram analisados de acordo com teorias de letramento (Kleiman, 1995), da importância da leitura e da escrita (Dias e Bessa, 2011; Pennac 2008) e dos conceitos de leitura (Garcez, 2004; Kleiman 1999), e tomando como método analítico a análise de conteúdo (Bauer, 2002; Franco, 2005). Com as análises empreendidas, confirmou-se que a maioria dos/as estudantes participantes se desinteressou pela leitura a partir do momento que esta se tornou uma obrigação escolar. Assim, os resultados desta investigação podem ser úteis para se pensar uma reformulação do ensino formal de leitura.
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