Urdidura das diretrizes curriculares nacionais de pedagogia, o projeto pedagógico e o currículo: à luz da complexidade nos operadores cognitivos

Autores/as

  • Celia Maria Haas Universidade Cidade de São Paulo
  • Clayton Marcelo Barone Atualmente é professor titular da Etec de Sapopemba (Centro Paula Souza)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3421

Palabras clave:

Diretrizes Curriculares Nacionais. Teoria de currículo. Projeto pedagógico. Pensamento Complexo. Operadores Cognitivos

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia - Resolução n.º 1 do CNE/CP, de 15 de maio de 2006, à luz do Pensamento Complexo de Edgar Morin. É um estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório; os procedimentos metodológicos utilizados foram a análise documental no que se refere à legislação que disciplina o curso de Pedagogia. Suas DCNs orientam as Instituições de Educação Superior (IES) a organizar a respectiva matriz curricular no âmbito da formação do futuro pedagogo, mas apresentam lacunas entre o alcançável e o desejável, razão por quê se preferiu a leitura pela ótica do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Discutiu-se igualmente o projeto pedagógico e seu papel na relação com as DCNs do curso de Pedagogia à luz dos operadores cognitivos do Pensamento Complexo. A pesquisa contou com o amparo teórico de Morin (2008, 2010, 2011, 2015), Moraes (2015), Petraglia (2010, 2013), Mariotti (2000, 2010), Veiga (2004, 2012) e Sacristán (2000), entre outros. As análises das relações estabelecidas à luz do Pensamento Complexo permitiram compreender as ações e intervenções simultâneas, que são todos os fios da trama, costurados e urdidos com as DCNs ao longo da formação dos futuros pedagogos.

Biografía del autor/a

Celia Maria Haas, Universidade Cidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (1974); Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); Doutora em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). É professora titular no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Superior, com ênfase nos seguintes temas: políticas públicas de educação superior; organização e gestão da educação superior; avaliação da educação superior; universidade privada; formação de professores, políticas de educação superior a distância. Atuou na implantação de EaD em cursos de graduação e na elaboração, planejamento, organização e protocolo junto ao MEC, do projeto de criação de Curso, na modalidade EaD. Editora da Revista @mbienteeducação.

https://orcid.org/0000-0002-8462-8350

Clayton Marcelo Barone, Atualmente é professor titular da Etec de Sapopemba (Centro Paula Souza)

Mestre na linha de Política Pública da Educação (UNICID), Graduado em Letras, pela Universidade Unicapital (SP) e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Atualmente é professor titular da Etec de Sapopemba (Centro Paula Souza)

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Publicado

2018-12-18

Cómo citar

HAAS, C. M.; BARONE, C. M. Urdidura das diretrizes curriculares nacionais de pedagogia, o projeto pedagógico e o currículo: à luz da complexidade nos operadores cognitivos. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 11, n. 3, p. 159–178, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3421. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3421. Acesso em: 3 jul. 2024.

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