A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE ATIVIDADE PRÁTICA ASSISTIDA DA UNIVERSIDADE DE UBERABA, MG
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v1i1.46Resumen
Segundo as diretrizes curriculares de 2002, as atividades práticas específicas da
fisioterapia deverão ser desenvolvidas gradualmente desde o início do curso de graduação. O
objetivo deste estudo foi verificar a percepção dos alunos do curso de fisioterapia em relação à
disciplina de atividade prática assistida da Universidade de Uberaba, MG. Tratou-se de um estudo
descritivo com uma abordagem qualitativa e quantitativa. A população pesquisada foi constituída
de 91 alunos do curso de fisioterapia, matriculados nos estágios ambulatorial I, hospitalar,
ambulatorial II e saúde coletiva que realizaram a atividade prática assistida de I a VI, desde o
primeiro ano do curso de fisioterapia na Clínica de Fisioterapia da Universidade de Uberaba em
2008. O instrumento de análise foi um questionário abordando diversas questões relacionadas à
experiência do aluno, e a sua percepção sobre a atividade prática assistida no curso de
fisioterapia desde o primeiro semestre do curso. Os resultados foram analisados qualitativamente
e quantitativamente. Os dados quantitativos foram organizados em planilha Excel, submetidos à
análise de freqüência simples, permitindo caracterizar a população do estudo. Os dados
qualitativos foram analisados com base nas respostas descritivas obtidas. Para 76% dos
entrevistados, a disciplina de atividade prática assistida foi extremamente importante para a
atuação na prática clínica e para 94,5% dos alunos a sua realização contribuiu para a segurança
no estágio curricular. Concluiu-se que a implantação da atividade prática assistida desde o início
do curso de fisioterapia foi importante para a atuação na prática clínica e que a sua realização
contribuiu para a segurança do aluno no estágio curricular.
Palavras-chave: Aprendizagem. Currículo. Ensino. Estágio Supervisionado. Fisioterapia.
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