O ESTUDO DIRIGIDO COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL NO COTIDIANO DA SALA DE AULA

Autores/as

  • Valner Henrique de Morais
  • Acir Mário Karwoski

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v1i1.47

Resumen

Ao lidar com a diversidade humana em sala de aula, o diálogo entre o professor e o
aluno é importante para se aumentar a bagagem cultural da equipe discente, em uma espécie
de avaliação diagnóstica para se conhecer os sujeitos integrantes do processo educativo.
Considerando a importância de se analisar as práticas pedagógicas em um processo que
envolve ação-reflexão-ação, este artigo tem por objetivo relatar e refletir sobre a relevância de
um estudo dirigido dialógico na educação superior, para acolher a diversidade cultural em sala
de aula. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de reflexões sobre
experiências colhidas durante atuações do próprio pesquisador no contexto acadêmico. Os
resultados apontam que o estudo dialógico pode levantar as diferentes culturas em sala de
aula, no momento da mediação dos conhecimentos, relevantes para direcionamento da prática
intercultural em que se vincula o cognitivo com a diversidade humana.

Palavras-chave: Estudo dirigido. Bagagem cultural. Educação superior.


Publicado

2008-12-20

Cómo citar

MORAIS, V. H. de; KARWOSKI, A. M. O ESTUDO DIRIGIDO COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 1, n. 1, 2008. DOI: 10.18554/rt.v1i1.47. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/47. Acesso em: 22 dic. 2024.