INCLUSÃO NO ENSINO REMOTO: A PERCEPÇÃO DE UMA INTÉRPRETE DE LIBRAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5169Palabras clave:
Inclusão. Aulas remotas. Relato de experiência.Resumen
As lacunas educacionais são várias, mesmo antes da pandemia a educação já enfrentava inúmeras problemáticas que foram potencializadas nesse período de aulas remotas, um deles é a inclusão na escola. Com isso analisou-se como está ocorrendo as aulas remotas e a inclusão escolar para um aluno com deficiência auditiva a partir dos relatos de uma intérprete de libras. A pesquisa realizou-se por meio de questionário impresso, contendo 8 perguntas subjetivas abordando o acompanhamento da intérprete com o aluno, indagando sobre os desafios encontrados, as interações, participações e obrigações dos professores e núcleo gestor, bem como a opinião da intérprete sobre os fatos vivenciados de âmbito inclusivo/exclusivo durante as aulas online. As premissas demonstraram que as problemáticas intricadas para a não efetivação da inclusão na escola dependem de inúmeros fatores, que emergem desde a formação inicial e continuada dos professores, a verdadeira aplicação das lei que norteiam as ações educativas inclusivas, o acesso aos recursos basilares na educação e o conhecimento e engajamento docente que incidem diretamente na construção dos saberes e formação do aluno. Ressaltando por fim a importância de reinvindicações que busquem modificar práticas errôneas ainda existentes na escola.Citas
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