O PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5198Palabras clave:
Formação de professores. Docência. Desenvolvimento profissional.Resumen
Este artigo tem como foco as investigações sobre o processo de inserção profissional docente e trata-se de uma revisão sistemática, de abordagem qualitativa. Considerando a questão: o que se tem publicado em relação ao início da docência e como esses trabalhos têm abordado as aprendizagens e desafios vivenciados pelos docentes da educação básica? Para tanto, tomamos como objetivo analisar as produções científicas do IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (2018). A partir de uma busca inicial dos trabalhos apresentados no eixo 2, analisamos cinco comunicações de pesquisa que se referem ao processo de indução à docência. O aporte teórico deste artigo está embasado em autores que discutem acerca da aprendizagem e desenvolvimento profissional docente, e do processo de indução à docência. O estudo evidenciou a escassez de trabalhos voltados ao professor iniciante da educação básica.Demonstrou prevalência de discussões acerca do docente iniciante de educação física; identificamos fragilidade nas iniciativas e políticas públicas voltada ao atendimento de professores principiantes. Percebe-se que as principais dificuldades vividas pelo docente iniciante estão relacionadas a gestão da classe, a prática docente, ao planejamento e execução das aulas, a questões burocráticas, a indisciplina dos alunos.
Citas
BERNARDO BAGE, I.; MALTEMPI, M.V. Políticas públicas de formação de professores: o contexto do curso de ingressantes do estado de São Paulo. In: IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (2018). Águas de Lindóia-SP. (Comunicação de pesquisa).
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K.. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
FABRI, E.I.J; PEREIRA, A.G; ANUNCIATO, R.M.M; REALI, A.M.R. As dificuldades do início da carreira docente: algumas considerações.In: IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (2018). Águas de Lindóia-SP. (Comunicação de pesquisa).
FREITAS. R. C. de , SANTOS, J. H. dos. Sobre a Socialização Profissional de Professores em Início de Carreira: Um Debate sobre a Socialização Organizacional. In: IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (2018). Águas de Lindóia-SP. (Comunicação de pesquisa).
HUBERMAN, M. O Ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora. 1995.
LIMA, E. F. (Org.) Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber Livro, 2006.
LIMA, E.F. (Org). Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela. Como? Por quê? O que dizem alguns estudos. 2007.
MARCELO GARCIA, Carlos. Los profesores como trabajadores del conocimiento. Certidumbres y desafíos para una formación alo largo de la vida. Educar, n. 30, 2002. p. 27-56. Disponível em: http://www.raco.cat/index.php/educar/article/viewFile/20762/20602.
NASCIMENTO, M.G.C.A; DA SILVA, Y.R.O.C; DOS REIS, R.F; AFONSECA, T.S. Indução profissional e formação continuada de professores: a escola como espaço privilegiado. In: IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (2018). Águas de Lindóia-SP. (Comunicação de pesquisa).
NÓVOA, A. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem fronteiras, v.19, n.1, p.198-208, jan/abr.2019.
PAPI, S. de O. G.; MARTINS, P. L. O. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 26, n. 3, 2010.
PRÍNCIPE, L.; ANDRÉ, M. Condições de trabalho na fase de indução profissional dos professores. Currículo sem fronteiras, v.19, n.1, p. 60-80, jan/abr.2019.
REALI, A. M. de M. R.; TANCREDI, R. M. S. P., MIZUKAMI, M. da G. N. Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes. Educação e Pesquisa. [Online]. 2008, vol.34, n.1, pp.77-95.
ROMANOWSKI, J. P.; MIRA, M.M. Programas de inserção profissional para professores iniciantes: revisão sistemática. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente. v.7, n.13, p.85-98, ago/dez.2015.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; OLIVER MARTINS, Pura Lúcia. Desafios da formação de formação de professores iniciantes. Pág. Educ., Montevideo , v. 6, n. 1, p. 83-96, jun. 2013. Disponivel em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-74682013000100005&lng=es&nrm=iso>. Acessado em: 03 set. 2020.
SAMPAIO, R.F; MANCINI. M. Estudos de revisão sistemática: Um guia para Síntese Criteriosa da evidência científica. v. 11 n. 1, 2007 ISSN 1413-3555. Estudos de revisão sistemática 83 Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. Revista Brasileira de Fisioterapia.
SANTOS, D. dos; CARVALHO, T.F de; SOUZA NETO, S. de. Professores de Educação Física em Início de Carreira: um levantamento bibliográfico. In: IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (2018). Águas de Lindóia-SP. (Comunicação de pesquisa).
TANCREDI, R. M. S. P. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma reflexão. São Carlos: EdUFSCAR, 2009.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.