O PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

  • Ana Paula Gestoso de Souza Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos - UFSCar http://orcid.org/0000-0002-2015-0829
  • Janailza Moura de Sousa Barros Universidade Federal de São Carlos - UFScar http://orcid.org/0000-0002-4668-6402

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5198

Palabras clave:

Formação de professores. Docência. Desenvolvimento profissional.

Resumen

Este artigo tem como foco as investigações sobre o processo de inserção profissional docente e trata-se de uma revisão sistemática, de abordagem qualitativa. Considerando a  questão: o que se tem publicado em relação ao início da docência e como esses trabalhos têm abordado as aprendizagens e desafios vivenciados pelos docentes da educação básica? Para tanto, tomamos como objetivo analisar as produções científicas do IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (2018). A partir de uma busca inicial dos trabalhos apresentados no eixo 2, analisamos cinco comunicações de pesquisa que se referem ao processo de indução à docência. O aporte teórico deste artigo está embasado em autores que discutem acerca da aprendizagem e desenvolvimento profissional docente, e do processo de indução à docência. O estudo evidenciou a escassez de trabalhos voltados ao professor iniciante da educação básica.Demonstrou  prevalência de discussões acerca do docente iniciante de educação física; identificamos fragilidade nas iniciativas e políticas públicas voltada ao atendimento de professores principiantes. Percebe-se que as principais dificuldades vividas pelo docente iniciante estão relacionadas a gestão da classe, a prática docente, ao planejamento e execução das aulas, a questões burocráticas, a indisciplina dos alunos.

Biografía del autor/a

Ana Paula Gestoso de Souza, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e pós-doutorado em Tecnologia informática na formação e atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (UFSCar/São Carlos). Tem experiência docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (SEE). Também possui experiência em Educação a Distância como tutora (Pedagogia-SEaD/UFSCar; FAFE/USP), supervisora de tutoria (Pedagogia-SEaD/UFSCar) e coordenadora do curso de Pedagogia-SEaD/UFSCar. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino - aprendizagem, aprendizagem da docência, professor iniciante, programas de indução de professores, formação para a mentoria, processos/práticas de mentoria, identidade profissional docente, identidade profissional de mentor, formação inicial de professor. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de São Carlos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. É membro do Grupo de Pesquisa: Estudos sobre a docência: teorias e práticas (CNPq).

Janailza Moura de Sousa Barros, Universidade Federal de São Carlos - UFScar

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-2019), Especialista em Docência na Escola de Tempo Integral pela Universidade Federal do Piauí (UFPI-2016), Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Instituto Superior de Educação PROGRAMUS (2016), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2014). Tem Experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental I na rede pública e privada da cidade de Picos-PI, trabalhou como professora substituta na Universidade Federal do Piauí - UFPI/CSHNB (Pedagogia-2017-2019). Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas à Formação de professores, práticas educativas na Educação Infantil e Fundamental, Desenvolvimento Profissional de Professores iniciantes e experientes, Programa híbrido de mentoria.

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Publicado

2021-05-31

Cómo citar

SOUZA, A. P. G. de; BARROS, J. M. de S. O PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 147–162, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5198. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5198. Acesso em: 23 nov. 2024.