CAMPO CONCEITUAL ADITIVO E O USO DE UM JOGO DO TIPO RPG NOS ANOS INICIAIS

Autores/as

  • Kelly de Lima Azevedo Spinelli Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5221

Palabras clave:

Jogo Matemático, Resolução de Problemas, Primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

Resumen

O referente artigo propõe discutir e apresentar as contribuições da Teoria dos Campos Conceituais no processo de aprendizagem de conceitos aditivos, vinculado à utilização do jogo de tabuleiro do tipo RPG envolvendo de forma implícita, diferentes situações problemas referente a operações de adição e subtração em uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Garanhuns-PE. Este artigo estruturou em pré-teste, intervenção pedagógica com o auxílio do jogo do tipo RPG e a aplicação de um pós-teste. Este artigo é fruto de uma pesquisa de campo, com caráter de pesquisa exploratória, que proporciona a discussão teórica, aplicação de pré e pós-testes contendo resoluções de problemas aditivos e a intervenção com o jogo. De antemão podemos afirmar que o jogo do tipo RPG teve significado aos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental que utilizaram de diferentes estratégias e raciocínio contido nas resoluções dos problemas aditivo presente no jogo.

Biografía del autor/a

Kelly de Lima Azevedo Spinelli, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atuando no departamento de Educação.

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Publicado

2021-06-23

Cómo citar

SPINELLI, K. de L. A. CAMPO CONCEITUAL ADITIVO E O USO DE UM JOGO DO TIPO RPG NOS ANOS INICIAIS. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 199–218, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5221. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5221. Acesso em: 23 nov. 2024.