PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E ENSINO HÍBRIDO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5556

Palabras clave:

Inovação. Ensino Híbrido. Transformação.

Resumen

As práticas pedagógicas estão em constante transformação e são uma forma de modificar diversos cenários sociais e culturais, pois atinge mais do que a relação professor aluno, perpassa os muros escolares e desencadeia atitudes positivas das comunidades que esses docentes e discentes convivem. Considerando ser fundamental a capacitação dos docentes, desenvolvemo-la com os professores do Ensino Fundamental I, do Grupo Escolar Nossa Senhora de Fátima, de Herval d’Oeste. Tal capacitação prioriza os temas Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e Ensino Híbrido (EH) os quais proporcionam uma visão inovadora, transformadora e moderna. Frente a atual situação de pandemia mundial, devido ao vírus COVID-19, termos novos foram apresentados e outros resgatados, pois diversos modelos de metodologias ativas já são pautados em muitas formações continuadas, contudo, muitas ainda não eram aplicadas, por requerer, ou, por achar-se que a tecnologia mediava e fundamentava os processos, o que na realidade não está intrinsecamente relacionada. A partir desta problemática, este artigo apresenta possíveis metodologias ativas, reflexões da formação dos acadêmicos nos cursos de licenciatura, bem como os resultados obtidos na capacitação de professores.

Biografía del autor/a

Naiane de Lima Mascarelo, Unoesc

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2014). Atualmente é coordenadora pedagógica do Centro de Educação Pequeno Pensador. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Fundamental I.

Simone Simioni, Unoesc

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil(2007). Professora da Prefeitura Municipal de Joaçaba , Brasil

Talita Zilio Albiero, Unoesc

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012). Desde o ano de 2006 é auxiliar administrativo do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE SANTA CATARINA - CRCSC, exercendo a atividade na Delegacia Regional do CRCSC de Joaçaba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Ivo Dickmann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Unochapecó. Pós-doutor em Educação (Uninove). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). Principal foco de atuação e pesquisa: Educação Crítica Freiriana, Educação Ambiental e Ecopedagogia (Pedagogia do Meio Ambiente Oprimido) e Universidades Comunitárias. Líder do Palavração - Grupo de Pesquisa em Educação. Entre as principais obras publicadas estão artigos em revistas científicas e os livros: Primeiras Palavras em Paulo Freire (2008; 2016; 2019), Pedagogia da Memória (2017), Dinâmicas Pedagógicas (2017), Educação Ambiental na América Latina (2018), 365 dias com Paulo Freire (2019), Paulo Freire: método e didática (2020), Pedagogia do Ser Mais (2020), Educação Ambiental Crítica (2020)

Citas

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVIZANI, Fernando Melo (Org.) Ensino Híbrido: personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BUENO, M. et al. Inovação didática - projeto de reflexão e aplicação de metodologias ativas de Aprendizagem no ensino superior: uma experiência com “peer instruction”. Janus, Lorena, v. 9, n. 15, jan./jul. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para a Formação de Professores. Brasília: SEF/MEC, 1999.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Trad. de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 37. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a libertação e outros escritos. Lisboa: Moraes, 1977.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

LACERDA SANTOS, G. A gestão de relações educativas apoiadas pelo computador por meio da Pedagogia de Projetos. In: LACERDA SANTOS, G. (Org) Tecnologias na Educação e formação de professores. Brasília: Plano Editora, 2003. p. 57-58.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. São Paulo, SP: Papirus, 2003.

MORAES, M. C. Subsídios para fundamentação do programa nacional de informática na educação. Brasília: SEED/MEC, 1997.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

PACHECO, J. A. discursos e lugares das competências em contextos de educação e formação. Porto: Porto Editora, 2011.

PERRENOUD, P. Construir competências é virar as costas aos saberes? Revista Pátio, Porto Alegre, ano 03, n. 11, p. 15-19, jan. 2000.

RODRIGUES, E. F. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: ACCICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

SILVA, Michele R C, MACIEL Cristiano. Blended learning: reflexões sobre o ensino semipresencial na educação superior no Brasil. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20231_9663.pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.

WEISS, M. L. Psicopedagogia Clínica uma visão diagnóstica do problema de aprendizagem escolar. 12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Publicado

2021-04-30

Cómo citar

MASCARELO, N. de L.; SIMIONI, S.; ALBIERO, T. Z.; DICKMANN, I. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E ENSINO HÍBRIDO. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 1–21, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5556. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5556. Acesso em: 23 nov. 2024.