EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO: IMPASSES E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

Autores/as

  • Marta Regina Farinelli
  • Rosane Aparecida de Sousa Martins

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v2i02.58

Resumen

O presente trabalho apresenta reflexões sobre a educação para o  trabalho.
Retrata os resultados parciais obtidos da investigação realizada nas Indústrias de calçados
de Franca – São Paulo. Os estudos direcionaram-se à pesquisa bibliográfica sobre o mundo
do trabalho relacionando-o com a educação do trabalhador, objetivando apreender como as
relações de produção educam o trabalhador para o trabalho, com destaque a influência dos
valores e interesses da classe dominante nesse processo. Para maior compreensão da
temática foi necessário resgatar a forma como a relação trabalho e o processo educativo foi
sendo gestada, inserindo Franca nesse contexto. Os resultados da investigação foram
relevantes para a compreensão da trajetória do trabalhador e as formas como a educação
foi sendo dimensionada no contexto empresarial. Certamente, o estudo indica caminhos aos
educadores que atuam na área organizacional, que deparam com novos desafios em sua
jornada profissional e que se encontram preocupados em contribuir com trabalhadores,
atores políticos e sujeitos principais no processo de construção da sociedade. 
 
Palavra- chaves: Trabalho. Educação. Trabalhadores. Desenvolvimento Humano.

Publicado

2009-07-30

Cómo citar

FARINELLI, M. R.; MARTINS, R. A. de S. EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO: IMPASSES E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 2, n. 02, 2009. DOI: 10.18554/rt.v2i02.58. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/58. Acesso em: 22 dic. 2024.