EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO: IMPASSES E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v2i02.58Resumen
O presente trabalho apresenta reflexões sobre a educação para o trabalho.Retrata os resultados parciais obtidos da investigação realizada nas Indústrias de calçados
de Franca – São Paulo. Os estudos direcionaram-se à pesquisa bibliográfica sobre o mundo
do trabalho relacionando-o com a educação do trabalhador, objetivando apreender como as
relações de produção educam o trabalhador para o trabalho, com destaque a influência dos
valores e interesses da classe dominante nesse processo. Para maior compreensão da
temática foi necessário resgatar a forma como a relação trabalho e o processo educativo foi
sendo gestada, inserindo Franca nesse contexto. Os resultados da investigação foram
relevantes para a compreensão da trajetória do trabalhador e as formas como a educação
foi sendo dimensionada no contexto empresarial. Certamente, o estudo indica caminhos aos
educadores que atuam na área organizacional, que deparam com novos desafios em sua
jornada profissional e que se encontram preocupados em contribuir com trabalhadores,
atores políticos e sujeitos principais no processo de construção da sociedade.
Palavra- chaves: Trabalho. Educação. Trabalhadores. Desenvolvimento Humano.
Descargas
Publicado
2009-07-30
Cómo citar
FARINELLI, M. R.; MARTINS, R. A. de S. EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO: IMPASSES E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 2, n. 02, 2009. DOI: 10.18554/rt.v2i02.58. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/58. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.