ÉTICA NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Patrícia Aparecida Tadêus

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v2i02.62

Resumen

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a Ética na formação docente, à luz
teórica de autores, como: Candau (1988), Chauí (1988), Freire (1996), Morin (2005),
Hernandez (1998), Vasquez (1998), entre outros. Foram discutidas e questionadas
temáticas como: a questão da ética na formação do educador, bem como as relações
interpessoais no desenvolvimento do trabalho pedagógico que envolve o respeito mútuo, o
diálogo, a solidariedade e a justiça. O compromisso da escola frente às responsabilidades
éticas desempenha um debate fundamental em torno da qualidade da prática docente.
Ressalta-se, neste sentido, a intenção dos Parâmetros Curriculares Nacionais  –  PCNs
(BRASIL, 1997) que apresenta nos chamados “temas transversais: Ética, Pluralidade
Cultural, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Saúde”, a visão sobre o papel da escola no
contexto atual, partindo da preocupação em se formar o cidadão para viver plenamente em
sociedade. Trata-se de uma preocupação com a formação docente, em um momento em
que a escola vive grandes transformações de acordo com o contexto em que está inserida,
que prevê a inclusão de novos temas a partir da  relação pedagógica e do seu contexto
social. Sem dúvida, estamos diante de uma inovação, num cenário de mudanças aceleradas
no novo milênio, e que por isso, se faz urgente um educador disposto a atuar numa
sociedade terrena e humana com responsabilidade ética.   
 
Palavras-chave: Ética. Formação Docente. Compromisso.

Publicado

2009-07-30

Cómo citar

TADÊUS, P. A. ÉTICA NA EDUCAÇÃO. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 2, n. 02, 2009. DOI: 10.18554/rt.v2i02.62. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/62. Acesso em: 22 dic. 2024.