LA SOCIOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN DE BOURDIEU Y LA POBREZA:

APORTES AL ANÁLISIS DE LAS DESIGUALDADES EDUCATIVAS

Autores/as

  • Estela Caroline Freitas Melo Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Natalia Aparecida Morato Fernandes Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6236

Palabras clave:

Pobreza. Bourdieu. Desigualdades.

Resumen

Este artigo relaciona a pobreza no Brasil com as possibilidades de acesso e êxito na educação. Mediante pesquisa bibliográfica, contextualiza sobre as características da pobreza no país e, orientado pela teoria de Bourdieu, privilegiando seu olhar sobre a educação como um processo social que contribui para a reprodução e conservação das desigualdades, intenta provocar questionamentos sobre o sistema educacional. Conclui que a educação, sozinha, não é um instrumento capaz de superar todos os limites impostos às diferentes classes sociais do país, mas se configura como estratégia fundamental de transformação social.

Biografía del autor/a

Estela Caroline Freitas Melo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM com bolsa CAPES. Psicóloga graduada pela Universidade de Uberaba - Uniube (2016), possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Política, Educação e Cultura (GPPEC) vinculado a UFTM na linha de pesquisa Políticas de Educação e Democracia no Brasil. Estagiária docente da disciplina Sociedade e Cultura do curso de Psicologia/UFTM. Profissional com experiência em atendimento, acompanhamento e apoio psicológico de pacientes. Hábil no acolhimento à famílias, prestando orientações e auxílio emocional em situações de risco e vulnerabilidade social. Atua como psicóloga social do terceiro setor e psicóloga clínica particular. Pesquisa sobre educação, pobreza, vulnerabilidades sociais e inclusão.

Natalia Aparecida Morato Fernandes , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Sociologia (2001) e doutorado em Sociologia (2006) ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora associada (nível III) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Filosofia e Ciências Sociais. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais, Pibid e ensino médio.

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Publicado

2022-08-12

Cómo citar

FREITAS MELO, E. C.; MORATO FERNANDES , N. A. LA SOCIOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN DE BOURDIEU Y LA POBREZA:: APORTES AL ANÁLISIS DE LAS DESIGUALDADES EDUCATIVAS. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 57–68, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6236. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6236. Acesso em: 22 jul. 2024.