A proposta pedagógica do Programa BB Educar: uma análise a partir do conceito de currículo integrado

Autores

  • Maria Clarisse Vieira Universidade de Brasília
  • Luciana de Oliveira Pinto Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2613

Resumo

O objetivo do presente texto é analisar a organização do trabalho pedagógico do Programa BB Educar, da Fundação Banco do Brasil (FBB), voltado para a alfabetização de jovens e adultos, no que tange à sua estrutura curricular. O estudo do material relativo ao Programa e da prática pedagógica vivenciada em diversas turmas do BB Educar é feito com base no modelo de interpretação do currículo de Sacristán (2000). O artigo mostra que o Programa possui uma proposta curricular flexível, que se aproxima do conceito de currículo integrado proposto por Santomé (1998), uma vez que favorece a reflexão crítica acerca dos valores e ideologias que permeiam as questões políticas, econômicas, sociais e culturais que os envolvem.

Biografia do Autor

Maria Clarisse Vieira, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela UFMG e mestre em educação pela UFU. Professora da Faculdade de educação da UnB e do Programa de pós-graduação em Educação da UNB.

Luciana de Oliveira Pinto, Universidade de Brasilia

Mestrado em Educação (2017) e Economia (1993) pela Universidade de Brasília, Graduação em pedagogia pela Universidade Paulista (2015), Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (1988), Graduação em Comunicação Social - Jornaismo pela Universidade Federal da Bahia (1983) e Especialização em Processos de Alfabetização na Vida Adulta pela Universidade de Brasília (2005). Educadora do Programa BB Educar desde 2004 pela Fundação Banco do Brasil. 

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Publicado

2018-08-29

Como Citar

VIEIRA, M. C.; PINTO, L. de O. A proposta pedagógica do Programa BB Educar: uma análise a partir do conceito de currículo integrado. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 211–230, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2613. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2613. Acesso em: 25 nov. 2024.

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