A proposta pedagógica do Programa BB Educar: uma análise a partir do conceito de currículo integrado
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2613Resumo
O objetivo do presente texto é analisar a organização do trabalho pedagógico do Programa BB Educar, da Fundação Banco do Brasil (FBB), voltado para a alfabetização de jovens e adultos, no que tange à sua estrutura curricular. O estudo do material relativo ao Programa e da prática pedagógica vivenciada em diversas turmas do BB Educar é feito com base no modelo de interpretação do currículo de Sacristán (2000). O artigo mostra que o Programa possui uma proposta curricular flexível, que se aproxima do conceito de currículo integrado proposto por Santomé (1998), uma vez que favorece a reflexão crítica acerca dos valores e ideologias que permeiam as questões políticas, econômicas, sociais e culturais que os envolvem.
Referências
ARROYO, Miguel. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública in: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma (Orgs). Diálogos na EJA. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. 1934.
________. Ministério da Educação. Alfabetização: Exigência cívica. Brasília, 1966.
________. Decreto nº 91.980, de 25.11.85. Brasília, 1985.
________. Ministério da Educação. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular -1º segmento. Brasília, 2001.
________. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 3, de 15 de junho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais para a EJA. Brasília, 2010.
________. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão/IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2015. Rio de Janeiro, 2016.
DI PIERRO, Maria Clara; VÓVIO, Claudia; ANDRADE, Eliane. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: UNESCO, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
________. Cartas à Guiné-Bissau. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs). Ensino médio integrado: Concepções e contradições. São Paulo (SP): Editora Cortez, 2012.
______. Fundamentos científicos e técnicos da relação trabalho e educação no Brasil de hoje. In LIMA, Júlio; NEVES, Lúcia (Orgs). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006.
FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL - FBB. Programa BB Educar: Apostila do alfabetizador. Brasília, 2004.
_____Programa BB Educar. Diário do Alfabetizador. Brasília, 2007a.
_____Programa BB Educar. Dialogando com o alfabetizador. Brasília, 2007b.
_____ Programa BB Educar: Bagagem de mão. Brasília, 2015.
GALVÃO, Ana Maria; DI PIERRO, Maria Clara. Preconceito contra o analfabeto. São Paulo: Cortez, 2013.
GDF/SEDF – Governo do Distrito Federal/Secretaria de Estado de Educação. Currículo em Movimento da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos. Vol. 6. Brasília (DF), 2014.
HADDAD, Sérgio. A participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos e na CONFINTEA VI. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 41, 2009.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, mai/jun/jul/ago, 2000.
MACHADO, Margarida. A educação de jovens e adultos no Brasil pós-Lei nº 9.394/96: a possibilidade de constituir-se como política pública. Revista Em Aberto, v. 22, n. 82, 2009.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
RESES, Erlando; VIEIRA, Maria Clarisse; REIS, Renato. Presença e pegadas de Paulo Freire no Distrito Federal. Revista Linhas Críticas, FE/UnB, v. 18, n. 37, p. 529-549, 2012.
RIBEIRO, Vera Masagão. Educação de jovens e adultos: proposta curricular para o 1º segmento do ensino fundamental. São Paulo: Ação Educativa, Brasília: MEC, 1997.
SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOMÉ, Jurjo. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SILVA, Tomaz. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
TACCA, Maria Carmem; CARVALHO, Olgamir; COELHO FILHO, Paulo. Projeto de avaliação externa do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos – BB Educar. 1ª Etapa (Análise Geral do Programa) Volume I (Diagnostico do Programa BB Educar). Fundação Universitária de Brasília e Fundação Banco do Brasil. Brasília, 2002.
VIEIRA, Maria Clarisse. Memórias-testemunhos de educadores: Contribuições da Educação Popular a Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: CRV, 2016.
VIGOTSKI, Lev. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
________. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, Lev; LURIA, Alexander; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.