Potencialidades no uso do sistema de clickers votoino na promoção da avaliação formativa em aulas de Química no ensino básico

Autores

  • Joyce Ingrid de Lima Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo.
  • Maria Inês Marques de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho / Aluna de graduação.
  • Afonso Celso Turcato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Sertãozinho / Professor EBTT.
  • Francisco de Araújo Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP/Sertãozinho / Professor EBTT. http://orcid.org/0000-0002-6728-9633

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i2.4804

Palavras-chave:

Instrução por pares. Votoino. Avaliação formativa.

Resumo

O uso de metodologias de ensino com a inserção de novas tecnologias vem aumentando nas últimas décadas, com o advento e o acesso às tecnologias da informação e comunicação. Em algumas estratégias, estas ferramentas têm auxiliado na prática da avaliação formativa. Neste trabalho, apresentamos a evolução do Votoino – um clicker para votação eletrônica em sala de aula – e sua aplicação em uma sequência didática sobre o tema termoquímica em uma turma de 2º ano do ensino técnico em automação integrado ao ensino médio. O aprimoramento do Votoino para a sala de aula, como um dispositivo simples que não necessita do acesso à internet ou um celular, mostrou-se bastante promissor na avaliação formativa da turma: os resultados obtidos de forma imediata, o anonimato dos alunos nas respostas, a possibilidade de interação do aluno com o professor e com a turma através do painel de votação, dentre outros aspectos importantes, trouxeram novos direcionamentos no replanejamento das aulas futuras. O uso de uma sequência didática adequada, mediada por exposições curtas do professor e monitorada pelos resultados dos exercícios obtidos com o Votoino, foi inspirado na metodologia Peer Instruction (Instrução por pares) e trouxeram resultados e impactos positivos, bem como reflexões sobre o verdadeiro papel da avaliação na sala de aula.

Biografia do Autor

Joyce Ingrid de Lima, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo.

Aluna de Mestrado Acadêmico em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP – Universidade de São Paulo, com ênfase em afetividade na perspectiva histórico-cultural. É Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.

Maria Inês Marques de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho / Aluna de graduação.

Licencianda em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho.

Afonso Celso Turcato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Sertãozinho / Professor EBTT.

Professor EBTT no Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus
Sertãozinho, desde 2014. É engenheiro eletricista
pela EESC - Universidade de São Paulo (2005).
Atualmente é aluno de doutorado na mesma
instituição. Dentre os seus temas de interesse
destaca-se o desenvolvimento de dispositivos e
softwares aplicados às diversas áreas do
conhecimento, como a educação. Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo –
campus Sertãozinho.

Francisco de Araújo Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP/Sertãozinho / Professor EBTT.

Professor EBTT no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Sertãozinho). Licenciado em Química pela Universidade de São Paulo. Doutor em Química pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Curso Superior de Licenciatura em Química do IFSP/Sertãozinho.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

LIMA, J. I. de; SOUZA, M. I. M. de; TURCATO, A. C.; SILVA, F. de A. Potencialidades no uso do sistema de clickers votoino na promoção da avaliação formativa em aulas de Química no ensino básico. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 2, p. 24–43, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i2.4804. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4804. Acesso em: 27 dez. 2024.