Potencialidades no uso do sistema de clickers votoino na promoção da avaliação formativa em aulas de Química no ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v13i2.4804Palavras-chave:
Instrução por pares. Votoino. Avaliação formativa.Resumo
O uso de metodologias de ensino com a inserção de novas tecnologias vem aumentando nas últimas décadas, com o advento e o acesso às tecnologias da informação e comunicação. Em algumas estratégias, estas ferramentas têm auxiliado na prática da avaliação formativa. Neste trabalho, apresentamos a evolução do Votoino – um clicker para votação eletrônica em sala de aula – e sua aplicação em uma sequência didática sobre o tema termoquímica em uma turma de 2º ano do ensino técnico em automação integrado ao ensino médio. O aprimoramento do Votoino para a sala de aula, como um dispositivo simples que não necessita do acesso à internet ou um celular, mostrou-se bastante promissor na avaliação formativa da turma: os resultados obtidos de forma imediata, o anonimato dos alunos nas respostas, a possibilidade de interação do aluno com o professor e com a turma através do painel de votação, dentre outros aspectos importantes, trouxeram novos direcionamentos no replanejamento das aulas futuras. O uso de uma sequência didática adequada, mediada por exposições curtas do professor e monitorada pelos resultados dos exercícios obtidos com o Votoino, foi inspirado na metodologia Peer Instruction (Instrução por pares) e trouxeram resultados e impactos positivos, bem como reflexões sobre o verdadeiro papel da avaliação na sala de aula.
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