Características de projetos de educação ambiental em contextos educacionais não escolares

considerações panorâmicas da produção acadêmica em teses e dissertações brasileiras

Autores

  • Daniela Bertolucci de Campos Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari Universidade Estadual Paulista - Unesp - Rio Claro - SP

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15iEsp.6526

Palavras-chave:

Projetos de Educação Ambiental, Contexto educacional não escolar, Teses e dissertações

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que se insere no âmbito do “Projeto EArte”, do tipo “estado da arte”, que buscou investigar em teses e dissertações projetos de Educação Ambiental propostos e/ou desenvolvidos e/ou analisados em contextos educacionais não escolares, no intuito de caracterizá-los quanto aos aspectos de natureza geral e pedagógica. No período estudado identificamos 39 pesquisas. Em relação às características dos projetos prevaleceram os temas “preservação ambiental e manejo”, “resíduos sólidos”, “recursos hídricos” e “cidadania/participação/sustentabilidade”, apresentando como objetivo preponderante “propiciar mudanças de atitudes/valores/comportamentos”.  Prevaleceram pesquisas que estudam projetos com intervenções de curta duração e público-alvo adulto. Os procedimentos/técnicas predominantes foram exposições orais; aproximadamente metade dos projetos não apresentou procedimentos avaliativos descritos nas produções. Destacam-se órgãos governamentais ou instituições públicas enquanto proponentes ou parceiras desses projetos, bem como organizações do “Terceiro Setor”. Questionamos em que medida projetos de Educação Ambiental em contextos não escolares de caráter efêmero e pontuais podem alcançar mudanças significativas na realidade socioambiental sob uma perspectiva transformadora.

Biografia do Autor

Rosa Maria Feiteiro Cavalari, Universidade Estadual Paulista - Unesp - Rio Claro - SP

Livre Docente em Educação Ambiental pelo Instituto de Biociências –UNESP e Pós-Doutorado em Educação Ambiental na Chaire de Recherche du Canada en Éducation relative à lenvironnement, da Université du Québec à Montréal (UQÀM). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação / Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro, SP, Brasil.

Referências

ANASTASIOU, L. G. C. Processos de ensinagem na universidade. Joinville: Univille, 2009.

ALMEIDA, F. P. Projetos de educação ambiental e seu desenvolvimento na escola pública: concepções e práticas de professores de ciências. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita filho, Rio Claro, 2005.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1991.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental e Movimentos Sociais: elementos para uma história política do campo ambiental. Revista Educação: teoria e prática. Rio Claro, v.9, n.16/17, p.46-56, 2001.

CARVALHO, L.M. et al.A educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica – teses e dissertações. CNPq: Relatório Científico. Rio Claro: UNESP/ Campinas: UNICAMP/ Ribeirão Preto: USP, 2016.

DIAS, C. M. Práticas pedagógicas de Educação Ambiental em áreas protegidas: um estudo a partir de dissertações e teses (1981-2009). 208 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

GUIMARÃES, M.A Formação de Educadores Ambientais. 8ª. ed. Campinas: Papirus, 2014.

KAWASAKI, C. S.; CARVALHO, L. M. de. Tendências da pesquisa em Educação Ambiental. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 25, n. 3, Dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010246982009000300008&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 04 abr. 2019.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. In: Vamos Cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: MEC, CGEA: MMA, DEA: UNESCO, 2007.

MEGID NETO, J. Educação ambiental como campo de conhecimento: a contribuição das pesquisas acadêmicas para sua consolidação no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 4, n. 2 – p. 95-110, 2009.

PALMIERI, M. L. B. Os projetos de educação ambiental desenvolvidos nas escolas brasileiras: análise de dissertações e teses. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011.

REIGOTA, M. O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n.1, p. 33-66, 2007.

RINK, J. Ambientalização curricular na Educação Superior: tendências reveladas pela pesquisa acadêmica brasileira (1987-2009). 240 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

SOUZA, H. A.L. A Ética Ambiental na produção teórica (dissertações e teses) em educação ambiental no Brasil. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita filho, Rio Claro, 2012.

ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Downloads

Publicado

2023-05-17

Como Citar

CAMPOS, D. B. de; CAVALARI, R. M. F. Características de projetos de educação ambiental em contextos educacionais não escolares: considerações panorâmicas da produção acadêmica em teses e dissertações brasileiras. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. Esp, p. 130–152, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15iEsp.6526. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6526. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê