Características de projetos de educação ambiental em contextos educacionais não escolares
considerações panorâmicas da produção acadêmica em teses e dissertações brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v15iEsp.6526Palavras-chave:
Projetos de Educação Ambiental, Contexto educacional não escolar, Teses e dissertaçõesResumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que se insere no âmbito do “Projeto EArte”, do tipo “estado da arte”, que buscou investigar em teses e dissertações projetos de Educação Ambiental propostos e/ou desenvolvidos e/ou analisados em contextos educacionais não escolares, no intuito de caracterizá-los quanto aos aspectos de natureza geral e pedagógica. No período estudado identificamos 39 pesquisas. Em relação às características dos projetos prevaleceram os temas “preservação ambiental e manejo”, “resíduos sólidos”, “recursos hídricos” e “cidadania/participação/sustentabilidade”, apresentando como objetivo preponderante “propiciar mudanças de atitudes/valores/comportamentos”. Prevaleceram pesquisas que estudam projetos com intervenções de curta duração e público-alvo adulto. Os procedimentos/técnicas predominantes foram exposições orais; aproximadamente metade dos projetos não apresentou procedimentos avaliativos descritos nas produções. Destacam-se órgãos governamentais ou instituições públicas enquanto proponentes ou parceiras desses projetos, bem como organizações do “Terceiro Setor”. Questionamos em que medida projetos de Educação Ambiental em contextos não escolares de caráter efêmero e pontuais podem alcançar mudanças significativas na realidade socioambiental sob uma perspectiva transformadora.
Referências
ANASTASIOU, L. G. C. Processos de ensinagem na universidade. Joinville: Univille, 2009.
ALMEIDA, F. P. Projetos de educação ambiental e seu desenvolvimento na escola pública: concepções e práticas de professores de ciências. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita filho, Rio Claro, 2005.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1991.
CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental e Movimentos Sociais: elementos para uma história política do campo ambiental. Revista Educação: teoria e prática. Rio Claro, v.9, n.16/17, p.46-56, 2001.
CARVALHO, L.M. et al.A educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica – teses e dissertações. CNPq: Relatório Científico. Rio Claro: UNESP/ Campinas: UNICAMP/ Ribeirão Preto: USP, 2016.
DIAS, C. M. Práticas pedagógicas de Educação Ambiental em áreas protegidas: um estudo a partir de dissertações e teses (1981-2009). 208 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
GUIMARÃES, M.A Formação de Educadores Ambientais. 8ª. ed. Campinas: Papirus, 2014.
KAWASAKI, C. S.; CARVALHO, L. M. de. Tendências da pesquisa em Educação Ambiental. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 25, n. 3, Dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010246982009000300008&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 04 abr. 2019.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. In: Vamos Cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: MEC, CGEA: MMA, DEA: UNESCO, 2007.
MEGID NETO, J. Educação ambiental como campo de conhecimento: a contribuição das pesquisas acadêmicas para sua consolidação no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 4, n. 2 – p. 95-110, 2009.
PALMIERI, M. L. B. Os projetos de educação ambiental desenvolvidos nas escolas brasileiras: análise de dissertações e teses. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011.
REIGOTA, M. O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n.1, p. 33-66, 2007.
RINK, J. Ambientalização curricular na Educação Superior: tendências reveladas pela pesquisa acadêmica brasileira (1987-2009). 240 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
SOUZA, H. A.L. A Ética Ambiental na produção teórica (dissertações e teses) em educação ambiental no Brasil. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita filho, Rio Claro, 2012.
ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.