Envelhecimento, respeito e valorização do idoso em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio

uma análise discursiva

Autores

  • Lucas de Morais Bezerra Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Thâmara Soares de Moura Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Vieira Vieira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.6790

Palavras-chave:

Envelhecimento, Idoso, Discurso

Resumo

O artigo investiga coleções didáticas de língua portuguesa do Novo Ensino Médio (NEM), com o intuito de analisar como se constituem discursos sobre o processo de envelhecimento, o respeito e a valorização do idoso. O aparato teórico ancora-se, especialmente, em Michel Foucault acerca de discurso, do enunciado e das relações de saber-poder. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo documental, de abordagem qualitativa e análise descritiva-interpretativa. O corpus é formado por duas coleções de livros didáticos da área de linguagens e suas tecnologias, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021. A partir das análises, foi possível constatar que os discursos produzidos partem do âmbito individual para o social e se destinam a valorizar e promover o respeito aos idosos.

Biografia do Autor

Lucas de Morais Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Discente do curso de Letras-Português da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

Thâmara Soares de Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutoranda em Letras pela mesma universidade. 

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

DE MORAIS BEZERRA, L. .; SOARES DE MOURA, T. .; VIEIRA DA SILVA, F. V. Envelhecimento, respeito e valorização do idoso em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio: uma análise discursiva. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 1, p. 335–354, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i1.6790. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6790. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

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