Diálogos pertinentes

a estrutura da educação como alicerce para a aprendizagem e para a interdisciplinaridade

Autores

  • Jeniffer Ferreira-Costa Universidade São Judas Tadeu
  • Dante Ogassavara Universidade São Judas Tadeu
  • Thais da Silva-Ferreira Universidade São Judas Tadeu
  • José Maria Montiel Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6935

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, Autonomia Pessoal

Resumo

O processo de aprendizagem sofre a influência de aspectos cognitivos, emocionais e culturais a fim de promover maiores graus de autonomia ao indivíduo, porém, dada a sua complexidade, a dinâmica avaliativa da aprendizagem pode se tornar o processo complexo. Com isso, o presente ensaio objetivou compilar materiais acerca dos aspectos interdisciplinares relativos à aprendizagem, com enfoque em outras áreas do saber além das ciências humanas. Nos processos de aprendizagem, a construção colaborativa do conhecimento proporciona benefícios associada com as devolutivas de desempenho individuais, bem como quando os conhecimentos teóricos são apresentados em contextos reais. Nota-se, ainda, que a embora a Educação seja uma área do saber classificada como ciências humanas, a mesmo se articula de forma interdisciplinar, sobretudo, quando associado com o estudo do processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que a aprendizagem se apoia nos processos cognitivos, mas influenciada por fatores contextuais e aspectos motivacionais. Além de que a experiência prática é um elemento considerado concretizador do processo de aprendizagem e da construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

FERREIRA-COSTA, J.; OGASSAVARA, D.; SILVA-FERREIRA, T. da .; MONTIEL, J. M. Diálogos pertinentes: a estrutura da educação como alicerce para a aprendizagem e para a interdisciplinaridade. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 2, p. 138–147, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i2.6935. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6935. Acesso em: 23 nov. 2024.