Diálogos pertinentes
a estrutura da educação como alicerce para a aprendizagem e para a interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6935Palavras-chave:
Educação, Aprendizagem, Autonomia PessoalResumo
O processo de aprendizagem sofre a influência de aspectos cognitivos, emocionais e culturais a fim de promover maiores graus de autonomia ao indivíduo, porém, dada a sua complexidade, a dinâmica avaliativa da aprendizagem pode se tornar o processo complexo. Com isso, o presente ensaio objetivou compilar materiais acerca dos aspectos interdisciplinares relativos à aprendizagem, com enfoque em outras áreas do saber além das ciências humanas. Nos processos de aprendizagem, a construção colaborativa do conhecimento proporciona benefícios associada com as devolutivas de desempenho individuais, bem como quando os conhecimentos teóricos são apresentados em contextos reais. Nota-se, ainda, que a embora a Educação seja uma área do saber classificada como ciências humanas, a mesmo se articula de forma interdisciplinar, sobretudo, quando associado com o estudo do processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que a aprendizagem se apoia nos processos cognitivos, mas influenciada por fatores contextuais e aspectos motivacionais. Além de que a experiência prática é um elemento considerado concretizador do processo de aprendizagem e da construção do conhecimento.
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