Diálogos pertinentes

a estrutura da educação como alicerce para a aprendizagem e para a interdisciplinaridade

Autores

  • Jeniffer Ferreira-Costa Universidade São Judas Tadeu
  • Dante Ogassavara Universidade São Judas Tadeu
  • Thais da Silva-Ferreira Universidade São Judas Tadeu
  • José Maria Montiel Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6935

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, Autonomia Pessoal

Resumo

O processo de aprendizagem sofre a influência de aspectos cognitivos, emocionais e culturais a fim de promover maiores graus de autonomia ao indivíduo, porém, dada a sua complexidade, a dinâmica avaliativa da aprendizagem pode se tornar o processo complexo. Com isso, o presente ensaio objetivou compilar materiais acerca dos aspectos interdisciplinares relativos à aprendizagem, com enfoque em outras áreas do saber além das ciências humanas. Nos processos de aprendizagem, a construção colaborativa do conhecimento proporciona benefícios associada com as devolutivas de desempenho individuais, bem como quando os conhecimentos teóricos são apresentados em contextos reais. Nota-se, ainda, que a embora a Educação seja uma área do saber classificada como ciências humanas, a mesmo se articula de forma interdisciplinar, sobretudo, quando associado com o estudo do processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que a aprendizagem se apoia nos processos cognitivos, mas influenciada por fatores contextuais e aspectos motivacionais. Além de que a experiência prática é um elemento considerado concretizador do processo de aprendizagem e da construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Referências

AHAD, M. A.; TRIPATHI, G.; AGARWAL, P. Learning analytics for IoE based educational model using deep learning techniques: architecture, challenges and applications. Smart Learning Environments, v. 5, p. 7, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s40561-018-0057-y. Acesso em: 05 jul. 2023.

ANTUNES, Q. P.; FERNANDES, G. N. A.; LEMOS, S. M. A. Aspectos comportamentais e motivação para aprender: um estudo com adolescentes do ensino fundamental. CoDAS, v. 34, n. 5, e202110119, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212021119. Acesso em: 08 jul. 2023.

BARROS, R.; MONTEIRO, A.; LEITE, C. Autoestima e motivação para aprender online: o caso de mulheres reclusas. Ensaio, v. 30, n. 116, p. 837–857, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003035. Acesso em: 06 jul. 2023.

BEZERRA, M. C. de S.; CURY, V. E. A experiência de psicólogos em um programa de residência multiprofissional em saúde. Psicologia USP, v. 31, e190079, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-6564e190079. Acesso em: 10 jul. 2023.

BORGES, M. C. et al. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde. Medicina (Ribeirão Preto), v. 47, n. 3, p. 324–321, 2014.

BUNGE, M. La investigacion científica: su estrategia y su filosofía. 3rd ed. Siglo Veintiuno Editores, 2004.

CAMPBELL, D. F.; MACHADO, A. A. Ensuring quality in qualitative inquiry: Using key concepts as guidelines. Motriz, v. 19, n. 3, p. 572–579, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-65742013000300007. Acesso em: 09 jul. 2023.

CAMPOS, L. F. L. Métodos e técnicas de pesquisa em psicologia. 6. ed. Alínea, 2019.

CASARIN, S. T. et al. Tipos de revisão de literatura: considerações das editoras do Journal of Nursing and Health. Journal of Nursing and Health, v. 10, especial, e20104031, 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria no 9. Cria a grande área Multidisciplinar. Brasília: Diário Oficial da União, 2008.

DABBAGH, N.; CASTANEDA, L. The PLE as a framework for developing agency in lifelong learning. Educational Technology Research and Development, v. 68, n. 6, p. 3041–3055, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11423-020-09831-z. Acesso em: 06 jul. 2023.

DE LA CROIX, A.; VEEN, M. The reflective zombie: Problematizing the conceptual framework of reflection in medical education. Perspectives on Medical Education, v. 7, n. 6, p. 394–400, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40037-018-0479-9. Acesso em: 09 jul. 2023.

FRAGKOS, K. C. Reflective practice in healthcare education: An umbrella review. Education Sciences, v. 6, n. 3, p. 27, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci6030027. Acesso em: 05 jul. 2023.

HEID, A. R. et al. The Prospective Association of Personality Traits and Successful Aging. The International Journal of Aging and Human Development, v. 94, n. 2, p. 193–214, 2022.

Disponível em: https://doi.org/10.1177/0091415021989460. Acesso em: 07 jul. 2023.

JIN, B.; KIM, J.; BAUMGARTNER, L. M. Informal Learning of Older Adults in Using Mobile Devices: A Review of the Literature. Adult Education Quarterly, v. 69, n. 2, p. 120–141, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0741713619834726. Acesso em: 10 jul. 2023.

KNOPF, J. W. Doing a literature review. Political Science and Politics, v. 39, n. 1, p. 127–132, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S1049096506060264. Acesso em: 09 jul. 2023.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 34. ed. Vozes, 2014.

KOLB, D. A. Experiential Learning: Experience As The Source Of Learning And Development. Prentice Hall, 1984. Disponível em: http://www.learningfromexperience.com/images/uploads/process-of-experiential-learning.pdfAcesso em: 08 jul. 2023.

LECUN, Y.; BENGIO, Y.; HINTON, G. Deep learning. Nature, v. 521, n. 7553, p. 436–444, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1038/nature14539. Acesso em: 09 jul. 2023.

MAIA, M. V.; STRUCHINER, M. Aprendizagem Significativa e o Portfólio Reflexivo Eletrônico na Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n. 4, p. 720–730, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e0272014. Acesso em: 07 jul. 2023.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa Em Revista, v. 1, n. 3, p. 25–46, 2011.

MURAD, M. H. et al. New evidence pyramid. BMJ Evidence Based Medicine, v. 21, n. 4, p. 125–127, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1136/ebmed. Acesso em: 06 jul. 2023.

OGASSAVARA, D. et al. Role playing e suas possibilidades no contexto educacional. Revista Psicopedagogia, v. 39, n. 119, p. 242–250, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.51207/2179-4057.20220021. Acesso em: 08 jul. 2023.

ROTHER, E. T. Revisão Sistemática x Revisão Narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. v–vi, 2007.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivation from a self-determination theory perspective: Definitions, theory, practices, and future directions. Contemporary Educational Psychology, v. 61, p. 101860, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2020.101860. Acesso em: 09 jul. 2023.

SADLON, P. P. The process of reflection: A principle-based concept analysis. Nursing Forum, v. 53, n. 3, p. 364–368, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1111/nuf.12251. Acesso em: 07 jul. 2023.

SANTOS, M. A. B. et al. Fatores associados à violência contra o idoso: uma revisão sistemática da literatura. Ciência e Saúde Coletiva, v. 25, n. 6, p. 2153–2175, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.25112018. Acesso em: 10 jul. 2023.

SCHUGURENSKY, D. The forms of informal learning: towards a conceptualization of the field (No. 19), 2000.

YIN, R. K. O que é pesquisa qualitativa - e por que você cogitaria fazer este tipo de pesquisa? In: Pesquisa qualitativa do início ao fim. Penso, 2016. p. 4–21.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

FERREIRA-COSTA, J.; OGASSAVARA, D.; SILVA-FERREIRA, T. da .; MONTIEL, J. M. Diálogos pertinentes: a estrutura da educação como alicerce para a aprendizagem e para a interdisciplinaridade. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 2, p. 138–147, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i2.6935. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6935. Acesso em: 2 maio. 2024.