(Re)pensando a Educação Física Escolar a partir das necessárias tensões culturais contemporâneas
o xadrez antirracista e decolonialista
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7210Palavras-chave:
Xadrez, Educação Física, Antirracismo, DecolonialismoResumo
Diante da pequena produção crítica/social sobre o xadrez na Educação Física, este artigo tem como objetivo explorá-la em uma ótica antirracista e decolonialista. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, esta pesquisa se desenvolveu a partir de um mestrado profissional em educação, com abordagem qualitativa e procedimentos de pesquisa caracterizados como de natureza aplicada. Quanto às técnicas de coleta de dados, utilizamos observações e anotações em diário de bordo. Para o tratamento dos dados, adotamos a análise de conteúdo, preconizada por Bardin (2006). Quanto aos resultados principais, consideramos os seguintes: o desenvolvimento de um produto educacional, denominado “xadrez antirracista e decolonialista”, que se somou a uma proposta de desenvolvimento profissional ofertada a professores da educação pública dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a intervenções, nessa perspectiva, com estudantes de Educação Física da Educação Básica.
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