(Re)pensando a Educação Física Escolar a partir das necessárias tensões culturais contemporâneas

o xadrez antirracista e decolonialista

Autores

  • Mateus Cardoso Clemente Universidade Nacional de Rosário (Argentina)
  • Galdino Rodrigues Sousa Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7210

Palavras-chave:

Xadrez, Educação Física, Antirracismo, Decolonialismo

Resumo

Diante da pequena produção crítica/social sobre o xadrez na Educação Física, este artigo tem como objetivo explorá-la em uma ótica antirracista e decolonialista. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, esta pesquisa se desenvolveu a partir de um mestrado profissional em educação, com abordagem qualitativa e procedimentos de pesquisa caracterizados como de natureza aplicada. Quanto às técnicas de coleta de dados, utilizamos observações e anotações em diário de bordo. Para o tratamento dos dados, adotamos a análise de conteúdo, preconizada por Bardin (2006). Quanto aos resultados principais, consideramos os seguintes: o desenvolvimento de um produto educacional, denominado “xadrez antirracista e decolonialista”, que se somou a uma proposta de desenvolvimento profissional ofertada a professores da educação pública dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a intervenções, nessa perspectiva, com estudantes de Educação Física da Educação Básica.

Biografia do Autor

Mateus Cardoso Clemente, Universidade Nacional de Rosário (Argentina)

Unincor

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

CLEMENTE, M. C.; SOUSA, G. R. (Re)pensando a Educação Física Escolar a partir das necessárias tensões culturais contemporâneas: o xadrez antirracista e decolonialista. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 2, p. 188–207, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i2.7210. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7210. Acesso em: 21 dez. 2024.