A construção da identidade profissional e os saberes do professor

uma análise do projeto "Dialógos Docentes" da UFF/Campos Goytacazes

Autores

  • Patricia Mendes de Abreu Braga PPGEO/ UFF
  • Ricardo Luigi Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7348

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Identidade Profissional, Educação Geográfica

Resumo

O presente artigo objetiva compreender a importância dos professores, com seus saberes, na construção da identidade profissional do docente em formação, por intermédio de um projeto do curso de licenciatura em geografia da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes denominado “Diálogos Docentes”. Realizado no ano de 2020, contou com a participação de docentes da educação básica e do ensino superior das 5 diferentes regiões do Brasil e de 4 países distintos da América Latina. Aliando discussões teóricas ao ocorrido nos encontros, busca-se compreender o que são os saberes docentes e os saberes experienciais, quais fatores são considerados no processo de construção de saberes, a importância do compartilhamento de experiências e narrativas na construção da identidade e do perfil dos saberes dos docentes em formação inicial, e a construção de suas vozes através das narrativas apresentadas por intermédio do projeto “Diálogos Docentes”. Isto se dá por meio da análise dos encontros e de revisão bibliográfica, centrada nas definições de saberes docentes, identidade profissional e narrativas discutidas principalmente por Azevedo (2004), Nóvoa (1999), (Pimenta (2005) e Tardif (2014), além dos relatos e impressões dos professores idealizadores do projeto, Luigi e Frigério (2020; 2021; 2023) e Frigério e Luigi (2020).

Biografia do Autor

Patricia Mendes de Abreu Braga, PPGEO/ UFF

Pós-graduação lato sensu em Educação Ambiental pelo pelo Instituto Federal Fluminense (IFF/ 2019), cursa Licenciatura em Pedagogia pelo Consórcio Cecierj/UENF (CEDERJ) e é mestranda no curso de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense-Campos (UFF). Atualmente é professora de geografia do ensino médio na rede particular. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: conceitos geográficos, geografia, educação ambiental e propostas metodológicas.

Ricardo Luigi, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/ 2017). Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj/2011). Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2008). Graduado em Relações Internacionais (Bacharelado) pelo Centro Universitário Internacional (Uninter/ 2018). Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atua no curso de Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG). Suas pesquisas estão voltadas para a Geografia das Relações Internacionais e para a Educação Geográfica.

Referências

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

MENDES DE ABREU BRAGA, P.; LUIGI, R. A construção da identidade profissional e os saberes do professor: uma análise do projeto "Dialógos Docentes" da UFF/Campos Goytacazes. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 1, p. 157–171, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i1.7348. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7348. Acesso em: 22 dez. 2024.