A construção da identidade profissional e os saberes do professor
uma análise do projeto "Dialógos Docentes" da UFF/Campos Goytacazes
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7348Palavras-chave:
Saberes Docentes, Identidade Profissional, Educação GeográficaResumo
O presente artigo objetiva compreender a importância dos professores, com seus saberes, na construção da identidade profissional do docente em formação, por intermédio de um projeto do curso de licenciatura em geografia da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes denominado “Diálogos Docentes”. Realizado no ano de 2020, contou com a participação de docentes da educação básica e do ensino superior das 5 diferentes regiões do Brasil e de 4 países distintos da América Latina. Aliando discussões teóricas ao ocorrido nos encontros, busca-se compreender o que são os saberes docentes e os saberes experienciais, quais fatores são considerados no processo de construção de saberes, a importância do compartilhamento de experiências e narrativas na construção da identidade e do perfil dos saberes dos docentes em formação inicial, e a construção de suas vozes através das narrativas apresentadas por intermédio do projeto “Diálogos Docentes”. Isto se dá por meio da análise dos encontros e de revisão bibliográfica, centrada nas definições de saberes docentes, identidade profissional e narrativas discutidas principalmente por Azevedo (2004), Nóvoa (1999), (Pimenta (2005) e Tardif (2014), além dos relatos e impressões dos professores idealizadores do projeto, Luigi e Frigério (2020; 2021; 2023) e Frigério e Luigi (2020).
Referências
AZEVEDO, Joanir Gomes de. De “abobrinhas” a “troca de figurinhas”. In: AZEVEDO, Joanir Gomes de; ALVES, Neila Guimarães (orgs.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
CARDOSO, Maria Inês Silva Teixeira; BATISTA, Paula Maria Fazendeiro; GRACA, Amândio Braga Santos. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização. Revista Brasileira Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n.65, p.371-390, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v21n65/1413-2478-rbedu-21-65-0371.pdf. Acesso em: 24 de janeiro de 2024.
FRIGÉRIO, Regina Célia; LUIGI, Ricardo. Diálogos docentes: sobre ser professor e aluno em tempos de pandemia. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 133-141, 2020. Disponível em: <https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3166>. Acesso em: 31 de dezembro de 2023.
GALINDO, Wedna Cristina Marinho. A construção da identidade profissional docente. Psicologia Ciência e Profissão, 24 (2), 14-23, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v24n2/v24n2a03.pdf. Acesso em: 20 de dezembro de 2023.
LUIGI, Ricardo; FRIGÉRIO, Regina Célia. Diálogos Docentes pela América Latina: formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n.43, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/76705/48606. Acesso em: 31 de janeiro de 2024.
______. Narrativas de professores na pandemia: O projeto diálogos docentes pelo Brasil. In: Anais 9º Congresso Internacional Interdisciplinar em sociais e humanidades. Anais. Campos dos Goytacazes (RJ) UENF, 2020. Disponível em: . Acesso em: 08 de dezembro,mk, de 2023.
______. Diálogos docentes pela América Latina: Uma proposta de formação de professores de geografia. In: Memorias del XVIII Encuentro de Geografías da América Latina y VIII Congresso Nacional de Geografia de Universidades Públicas de la República Argentina: construyendo saberes emancipatorios desde y para América Latina, tomo 4. Universidade Nacional de Córdoba: Argentina, 2021. Disponível em: <https://ffyh.unc.edu.ar/publicaciones/wp-content/uploads/sites/35/2022/12/Congresode-Geografiatomo4-Final.pdf>. Acesso em: 30 de maio de 2023.
NETO, Viana Patricio Barbosa; COSTA, Maria da Conceição. Saberes docentes: entre concepções e categorizações. Tópicos Educacionais, Recife, n.2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/viewFile/110269/22199. Acesso em 31 de janeiro de 2024.
NÓVOA, Antônio (org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1999.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ : Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.