A geoeducação sob a perspectiva da Educação Ambiental

contribuições da Pedagogia Histórico Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8290

Palavras-chave:

Geonconservação, Materialismo histórico-dialético, Educação escolar

Resumo

No mundo contemporâneo, a Educação Ambiental é necessária e urgente para responder aos problemas sócios climáticos, aos desafios e contradições do desenvolvimento econômico e a sobrevivência no planeta. Ainda que seja tema instituído legalmente no Brasil, a Educação Ambiental escolar encontra dificuldades para efetiva implementação nas escolas de educação básica. A Pedagogia Histórico Crítica influenciada pelo materialismo histórico-dialético, pode contribuir para os estudos da temática ambiental e relação sujeito e natureza.  A abordagem crítica, derivada dessa teoria tem contribuições para a formação cidadã, coletiva e emancipatória, as quais se fazem importantes também, à geoeducação, oriunda da mais recente preocupação com a conservação da geodiversidade ameaçada.

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

PINTO, Debora Gabriele dos Santos; GUIMARÃES, Selva. A geoeducação sob a perspectiva da Educação Ambiental: contribuições da Pedagogia Histórico Crítica. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. Esp.2, p. e025014, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18iEsp.2.8290. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/8290. Acesso em: 6 dez. 2025.