A geoeducação sob a perspectiva da Educação Ambiental
contribuições da Pedagogia Histórico Crítica
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8290Palavras-chave:
Geonconservação, Materialismo histórico-dialético, Educação escolarResumo
No mundo contemporâneo, a Educação Ambiental é necessária e urgente para responder aos problemas sócios climáticos, aos desafios e contradições do desenvolvimento econômico e a sobrevivência no planeta. Ainda que seja tema instituído legalmente no Brasil, a Educação Ambiental escolar encontra dificuldades para efetiva implementação nas escolas de educação básica. A Pedagogia Histórico Crítica influenciada pelo materialismo histórico-dialético, pode contribuir para os estudos da temática ambiental e relação sujeito e natureza. A abordagem crítica, derivada dessa teoria tem contribuições para a formação cidadã, coletiva e emancipatória, as quais se fazem importantes também, à geoeducação, oriunda da mais recente preocupação com a conservação da geodiversidade ameaçada.
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