A COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM E A ARGUMENTAÇÃO RETÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.560Resumo
O objetivo do presente trabalho é observar se as prescrições para a relação dialógica entre cuidador e paciente presentes em manuais didáticos da área de Enfermagem obedecem aos preceitos da teoria Retórica. Para tanto, foram selecionados dois manuais que tratam especificamente da comunicação no ato de cuidar. Essas obras são consideradas referência em comunicação na área de Enfermagem e são amplamente referidas em trabalhos de pós-graduação nessa área. A análise terá como fundamento teórico-metodológico a Retórica, teoria que teve seu desenvolvimento a partir dos estudos de Aristóteles na antiguidade grega, ficando à margem por um longo período e ressurgindo por meio do trabalho de Chaïm Perelman & Olbrechts-Tyteca, também conhecido como a Nova Retórica. A escolha dessa teoria se deu por ser essa uma ciência que trata diretamente da interação comunicativa entre indivíduos e dos meios que cada um utiliza para fazer crer em suas proposições quando necessário. Os resultados da análise demonstraram que os manuais selecionados como corpus, apesar de não adotarem a mesma terminologia utilizada pela teoria retórica, se valem de preceitos de cunho retórico-argumentativo para construir as prescrições direcionadas aos cuidadores de saúde no momento de sua interação com os pacientes.
Palavras-chave: retórica; enfermagem; comunicação; manuais didáticos; relação cuidador-paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index