Educação e assistência social: representações sociais de letramento e alfabetização dos educadores, educandos e pais
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v14i1.8407Palavras-chave:
alfabetização, letramentos, representação socialResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, baseada na teoria das representações sociais, realizada em uma escola da periferia de Vitória da Conquista e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O objetivo é analisar as representações sociais de pais, professores e educadores sociais sobre os processos de alfabetização e letramento nas turmas do 3º ano do ensino fundamental. A pesquisa usa entrevistas semidiretivas e a análise de conteúdo como método de organização e interpretação dos dados. Os resultados indicam uma visão compartilhada sobre alfabetização, mas divergências quanto ao letramento, devido a desconhecimento e influências ideológicas. Enquanto a escola tradicional associa o letramento exclusivamente à alfabetização, o educador social do SCFV compreende o letramento como prática social que transcende a escrita formal e inclui experiências orais e sociais.
Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Representações sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index