As marcas docentes no início da carreira de professores de educação física na Educação Básica

Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Marilia de Rosso Krug, Cassiano Telles, Patric Paludett Flores

Resumo


O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) no início da carreira na Educação Básica de uma rede de ensino pública de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil) sobre suas marcas docentes positivas e negativas. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram cinco professores de EF iniciantes. Concluímos que o início da carreira foi gerador de marcas docentes positivas e negativas e que essas perpassaram pelos seus melhores e/ou piores momentos na docência.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Início da carreira. Marcas docentes.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.2207

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Triângulo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.