Formação docente no campo do estágio curricular: narrativas de futuras pedagogas

Cláudia Starling, Nadine Vilhena de Araújo, Wanessa Marla Ramos Dias, Sabrina Simtob

Resumo


Este artigo faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento, que busca compreender a trajetória de inserção na docência. Tem como objetivo discutir o processo de construção do planejamento e desenvolvimento de aulas ministradas por discentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental durante o período do Estágio Supervisionado. Baseia-se metodologicamente nos estudos sobre narrativas (auto)biográficas, e os dados foram coletados a partir das narrativas escritas por três estudantes de Pedagogia, oriundas de uma universidade pública federal. Dialoga com estudos sobre a formação de professores, abrangendo o campo da Didática, e considerando o ensino como uma prática social.  Os resultados evidenciam a percepção das futuras pedagogas sobre a relação entre teoria e prática, os desafios no ato de organizar e planejar o ensino, e a articulação entre a universidade e a escola básica na formação docente.


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DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2598

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