Formação docente no campo do estágio curricular: narrativas de futuras pedagogas
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2598Abstract
Este artigo faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento, que busca compreender a trajetória de inserção na docência. Tem como objetivo discutir o processo de construção do planejamento e desenvolvimento de aulas ministradas por discentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental durante o período do Estágio Supervisionado. Baseia-se metodologicamente nos estudos sobre narrativas (auto)biográficas, e os dados foram coletados a partir das narrativas escritas por três estudantes de Pedagogia, oriundas de uma universidade pública federal. Dialoga com estudos sobre a formação de professores, abrangendo o campo da Didática, e considerando o ensino como uma prática social. Os resultados evidenciam a percepção das futuras pedagogas sobre a relação entre teoria e prática, os desafios no ato de organizar e planejar o ensino, e a articulação entre a universidade e a escola básica na formação docente.
References
BARUZZI, Agnese. A verdadeira história do chapeuzinho vermelho. São Paulo: Brinque-Book, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n. 11/2010, de 7 de julho de 2010. Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos. Brasília, DF: CNE/CEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7251-resolucao-7-ef-1&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192 <>
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino fundamental 1997 – Introdução. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/par/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series. << acesso em Maio/2017>>
BRASIL. Ministério da Educação. 2017. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. << acesso em Maio/2017>>
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Lei 12801 de 24 de Abril de 2013. Disponível em:http://pacto.mec.gov.br/historico-pnaic. <>
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. .Disponível m: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf <>
DRUCE, ARDEN. Bruxa, bruxa,venha à minha festa. São Paulo: Brinque-Book,1995.
FRANCO, M. A. S. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. Cadernos de Pedagogia Universitária, São Paulo, Edusp, 10, 2009.
GARCIA, Carlos Marcelo. Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação. ANPED, n.9, set/out/nov/dez., 1998.
GARCIA, Carlos, Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Editora Porto, 1999.
JOSSO, Marie-Christine História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as histórias de vida a serviço de projetos. Educação e Pesquisa, vol. 25, núm. 2, jul.-dez., 1999, pp. 11-23.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. 2ª ed. Porto, Portugal: Porto Ed., 2000. p. 31-61.
NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 1995.
PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cad. Pesq. São Paulo, n.94, p. 58-73, agosto, 1995.
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares da Língua Portuguesa: Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/Admin-pc/Downloads/lingua_portuguesa.pdf.<< acesso em Maio de 2017>>
TARDIF, Maurice e RAYMOND, Daniele. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Revista Educação e Sociedade. V. 21, n. 73. Campinas, dez., 2000.
SOUZA, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador. BA; UNEB, 2006.
ZABALA, Antoni., A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa – Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.