Formação docente no campo do estágio curricular: narrativas de futuras pedagogas

Autores

  • Cláudia Starling Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Professora Adjunta de Didática
  • Nadine Vilhena de Araújo Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.
  • Wanessa Marla Ramos Dias Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.
  • Sabrina Simtob Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2598

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento, que busca compreender a trajetória de inserção na docência. Tem como objetivo discutir o processo de construção do planejamento e desenvolvimento de aulas ministradas por discentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental durante o período do Estágio Supervisionado. Baseia-se metodologicamente nos estudos sobre narrativas (auto)biográficas, e os dados foram coletados a partir das narrativas escritas por três estudantes de Pedagogia, oriundas de uma universidade pública federal. Dialoga com estudos sobre a formação de professores, abrangendo o campo da Didática, e considerando o ensino como uma prática social.  Os resultados evidenciam a percepção das futuras pedagogas sobre a relação entre teoria e prática, os desafios no ato de organizar e planejar o ensino, e a articulação entre a universidade e a escola básica na formação docente.

Biografia do Autor

  • Cláudia Starling, Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Professora Adjunta de Didática

    Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE)

    Setor de Didática

  • Nadine Vilhena de Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.
    Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagogia.
  • Wanessa Marla Ramos Dias, Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.
    Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagogia.
  • Sabrina Simtob, Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.
    Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagogia.

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Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

Formação docente no campo do estágio curricular: narrativas de futuras pedagogas. Revista Triângulo, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 41–58, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2598. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2598. Acesso em: 14 maio. 2025.