Formação docente no campo do estágio curricular: narrativas de futuras pedagogas

Autores

  • Cláudia Starling Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Professora Adjunta de Didática
  • Nadine Vilhena de Araújo Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.
  • Wanessa Marla Ramos Dias Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.
  • Sabrina Simtob Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2598

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento, que busca compreender a trajetória de inserção na docência. Tem como objetivo discutir o processo de construção do planejamento e desenvolvimento de aulas ministradas por discentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental durante o período do Estágio Supervisionado. Baseia-se metodologicamente nos estudos sobre narrativas (auto)biográficas, e os dados foram coletados a partir das narrativas escritas por três estudantes de Pedagogia, oriundas de uma universidade pública federal. Dialoga com estudos sobre a formação de professores, abrangendo o campo da Didática, e considerando o ensino como uma prática social.  Os resultados evidenciam a percepção das futuras pedagogas sobre a relação entre teoria e prática, os desafios no ato de organizar e planejar o ensino, e a articulação entre a universidade e a escola básica na formação docente.

Biografia do Autor

Cláudia Starling, Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Professora Adjunta de Didática

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE)

Setor de Didática

Nadine Vilhena de Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.

Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagogia.

Wanessa Marla Ramos Dias, Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.

Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagogia.

Sabrina Simtob, Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.

Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagogia.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

STARLING, C.; DE ARAÚJO, N. V.; DIAS, W. M. R.; SIMTOB, S. Formação docente no campo do estágio curricular: narrativas de futuras pedagogas. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 3, p. 41–58, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2598. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2598. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência