Formação docente no campo do estágio curricular: narrativas de futuras pedagogas

Autores

  • Cláudia Starling Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Professora Adjunta de Didática
  • Nadine Vilhena de Araújo Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.
  • Wanessa Marla Ramos Dias Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.
  • Sabrina Simtob Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2598

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento, que busca compreender a trajetória de inserção na docência. Tem como objetivo discutir o processo de construção do planejamento e desenvolvimento de aulas ministradas por discentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental durante o período do Estágio Supervisionado. Baseia-se metodologicamente nos estudos sobre narrativas (auto)biográficas, e os dados foram coletados a partir das narrativas escritas por três estudantes de Pedagogia, oriundas de uma universidade pública federal. Dialoga com estudos sobre a formação de professores, abrangendo o campo da Didática, e considerando o ensino como uma prática social.  Os resultados evidenciam a percepção das futuras pedagogas sobre a relação entre teoria e prática, os desafios no ato de organizar e planejar o ensino, e a articulação entre a universidade e a escola básica na formação docente.

Biografia do Autor

Cláudia Starling, Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Professora Adjunta de Didática

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE)

Setor de Didática

Nadine Vilhena de Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.

Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagogia.

Wanessa Marla Ramos Dias, Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.

Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagogia.

Sabrina Simtob, Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em pedagogia.

Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagogia.

Referências

BARUZZI, Agnese. A verdadeira história do chapeuzinho vermelho. São Paulo: Brinque-Book, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n. 11/2010, de 7 de julho de 2010. Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos. Brasília, DF: CNE/CEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7251-resolucao-7-ef-1&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192 <>

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino fundamental 1997 – Introdução. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/par/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series. << acesso em Maio/2017>>

BRASIL. Ministério da Educação. 2017. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. << acesso em Maio/2017>>

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Lei 12801 de 24 de Abril de 2013. Disponível em:http://pacto.mec.gov.br/historico-pnaic. <>

Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. .Disponível m: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf <>

DRUCE, ARDEN. Bruxa, bruxa,venha à minha festa. São Paulo: Brinque-Book,1995.

FRANCO, M. A. S. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. Cadernos de Pedagogia Universitária, São Paulo, Edusp, 10, 2009.

GARCIA, Carlos Marcelo. Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação. ANPED, n.9, set/out/nov/dez., 1998.

GARCIA, Carlos, Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Editora Porto, 1999.

JOSSO, Marie-Christine História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as histórias de vida a serviço de projetos. Educação e Pesquisa, vol. 25, núm. 2, jul.-dez., 1999, pp. 11-23.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. 2ª ed. Porto, Portugal: Porto Ed., 2000. p. 31-61.

NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 1995.

PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cad. Pesq. São Paulo, n.94, p. 58-73, agosto, 1995.

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares da Língua Portuguesa: Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/Admin-pc/Downloads/lingua_portuguesa.pdf.<< acesso em Maio de 2017>>

TARDIF, Maurice e RAYMOND, Daniele. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Revista Educação e Sociedade. V. 21, n. 73. Campinas, dez., 2000.

SOUZA, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador. BA; UNEB, 2006.

ZABALA, Antoni., A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa – Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

STARLING, C.; DE ARAÚJO, N. V.; DIAS, W. M. R.; SIMTOB, S. Formação docente no campo do estágio curricular: narrativas de futuras pedagogas. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 3, p. 41–58, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2598. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2598. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência