Textos multimodais na sala de aula: exercícios
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.5005Palavras-chave:
Multimodalidade. Texto Multimodal. Base Nacional Comum Curricular.Resumo
Neste artigo, tratamos da abordagem multimodal dos textos e de suas relações com a Base Nacional Comum Curricular. Passamos então a apresentar duas possibilidades de exercícios de leitura para a sala de aula, buscando uma aproximação com a BNCC. As peças textuais empregadas são de ampla circulação social e podem abrir espaço para muitas análises e mesmo para a produção de textos, em algumas etapas do ensino básico. Finalmente, consideramos a abordagem multimodal produtiva para a formação de leitores/as e produtores/as de textos, dentro do que vem sendo pensado na contemporaneidade.
Referências
BAGNO, M.; RANGEL, E. O. Tarefas da educação lingüística no Brasil. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, 5(1) 2005: 63-81. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v5n1/04.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Homologada. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
CAZDEN, C. et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, 1996, p. 60-92, Spring. Disponível em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf
GUALBERTO, C. L.; SANTOS, Z. B. Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado da arte. D.E.L.T.A. v. 35, n. 2, p. 1-30, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/delta/v35n2/1678-460X-delta-35-02-e2019350205.pdf
KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.
KRESS; G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images. The grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.
MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais. Novas formas de construção de sentidos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
RIBEIRO, A. E. Leitura, escrita e tecnologia: questões, relações e provocações. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais. Leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
RIBEIRO, A. E. Escrever, hoje. Palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais e escola: produção e leitura de peças de divulgação de um show de música popular. In: FERRAZ, O. (Org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. Salvador: Editora da UFBA, 2019.
RIBEIRO, A. E. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, v. 9, p. 1-19, 2020. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/2196/1985
ROJO, R. H. R. et al. Gêneros de discurso nos LD de Línguas: multiculturalismo, multimodalidade e letramentos. Anais do II SILID/I SIMAR – Anais… do II Simpósio sobre Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira e I Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos. Rio de Janeiro, RJ: PUC-RJ, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.