A utilização do peer instruction no ensino de Física moderna no Ensino Médio como sistematizador para uma aprendizagem mais significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5184

Palavras-chave:

Peer Instruction. Física Moderna e Contemporânea. Aprendizagem Significativa.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as discussões iniciais de uma pesquisa que integra o trabalho de um professor da escola pública, acerca da potencialidade de utilizar o “Peer Instruction” junto aos estudantes do Ensino Médio. Por outro lado, reconhecem-se também as principais dificuldades encontradas na inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio nas escolas públicas do estado de São Paulo. Dessa forma, focou-se em buscar alternativas para uma aprendizagem mais significativa de acordo com David Ausubel, pois acredita-se que somente a exposição de conceitos não seja suficiente para tal aprendizagem. Apresenta-se aqui a relação de assuntos abordados e um exemplo de uma questão que colaborou para o primeiro contato com a perspectiva mais interativa em sala de aula. Por fim, percebeu-se que com essa estratégia, seja possível tornar o Ensino de Física Moderna algo mais próximo dos estudantes, uma vez que as aulas tornam-se mais interativas e problematizadoras.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

JUNGER, A. P.; FERRAZ, A. C.; VILELA, J. L. L. A utilização do peer instruction no ensino de Física moderna no Ensino Médio como sistematizador para uma aprendizagem mais significativa. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 57–70, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5184. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5184. Acesso em: 26 abr. 2024.