A utilização do peer instruction no ensino de Física moderna no Ensino Médio como sistematizador para uma aprendizagem mais significativa
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5184Keywords:
Peer Instruction. Física Moderna e Contemporânea. Aprendizagem Significativa.Abstract
O objetivo deste trabalho é apresentar as discussões iniciais de uma pesquisa que integra o trabalho de um professor da escola pública, acerca da potencialidade de utilizar o “Peer Instruction” junto aos estudantes do Ensino Médio. Por outro lado, reconhecem-se também as principais dificuldades encontradas na inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio nas escolas públicas do estado de São Paulo. Dessa forma, focou-se em buscar alternativas para uma aprendizagem mais significativa de acordo com David Ausubel, pois acredita-se que somente a exposição de conceitos não seja suficiente para tal aprendizagem. Apresenta-se aqui a relação de assuntos abordados e um exemplo de uma questão que colaborou para o primeiro contato com a perspectiva mais interativa em sala de aula. Por fim, percebeu-se que com essa estratégia, seja possível tornar o Ensino de Física Moderna algo mais próximo dos estudantes, uma vez que as aulas tornam-se mais interativas e problematizadoras.
References
AUSUBEL, D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editor Plátano, 2003.
BONADIMAN, H. NONENMACHER, S. E.B. O gostar e o aprender no Ensino de Física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.24, n.2, p. 194-223, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1087/843. Acesso: 10 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Pcn+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC/SEMT, 2002.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
CROUCH, C. H.; WATKINS, J.; FAGEN, A. P.; MAZUR, E. Peer Instruction: Engaging Students One-on-One. All At Once. Research-Based Reform of University Physics. v. 1, p. 1-55, 2007. Disponível em: https://www.compadre.org/PER/items/detail.cfm?ID=4990. Acesso: 11 nov. 2020.
KARWOSKI, A. M. A qualidade do ensino na Educação Superior. Revista Triângulo, v.5, n.1, p. 75-86, 2012. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/374. Acesso: 16 nov. 2020.
MAZUR, E.; SOMERS, M. D. Peer Instruction: A user’s manual. Upper Saddle River, N. J. Prentice Hall, p. 253, 1997.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. 2ª Ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2011.
MÜLLER, M. G. Metodologias Interativas na formação de Professores de Física: Um estudo de caso com o Peer Instruction. [Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
OLIVEIRA, F. F.; VIANNA, D. M.; GERBASSI, R. S. Física Moderna no Ensino Médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.3, p. 447-454, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172007000300016&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso: 10 set. 2020.
PIETROCOLA, M. Linguagem e estruturação do pensamento na ciência e no ensino de ciência. In: Pietrocola, Maurício;.(Org.). Filosofia, Ciência e História:. 1 ed. São Paulo: Editora Discurso editorial, 2005.
PINTO, J. M. R. O que explica a falta de professores nas escolas brasileiras? Jornal de políticas educacionais. Universidade Federal do Paraná, 2014.
RICARDO, E. C.; FREIRE, J. C. A. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino Física, v.29, n. 2, p. 251-266, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172007000200010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 set. 2020.
TARDIFF, M.; LESSARD, C. O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. ed, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 JOURNAL TRIANGLE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.