Educação ambiental: um olhar sobre a formação de professores de Ciências e Biologia / Envirionmental education: a look at the training of Science and Biology teachers

Autores

  • Aniele Poersch Schröpfer de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.2415

Resumo

Este artigo visa contribuir na discussão sobre a abordagem da Educação Ambiental (EA) na formação de professores de Ciências e Biologia. Foram analisados Trabalhos de Conclusão de Estágio (TCEs) dos Cursos de Ciências Biológicas, Física e Química Licenciatura da área de Ciências da Natureza (CN), bem como o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas, visando investigar como se trabalha a EA na formação destes professores. Como resposta, obtivemos dados que nos mostram que a EA já está sendo apresentada aos licenciandos na formação inicial, sendo mencionada em diversos TCEs tanto do Ensino Formal como Não-Formal, utilizando-se tanto de referências aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como do próprio tema, na construção deste conhecimento, mas se apresenta de forma muito fragmentada, diferente do que preconizam os PCNs sobre o uso da abordagem interdisciplinar na produção de conhecimentos. É necessário que ocorra também nesta formação um processo de diálogo e reflexão sobre estas questões, visando uma formação mais global, abrangendo conhecimento das diversas áreas.

Palavras-chave: Educação ambiental; Formação de professores.

 

ABSTRACT: This article intends to contribute in the discussion about the approach of Environmental Education (EE) in the formation of Sciences and Biology teachers. In this work, where analyzed Works of Internship´s Conclusion (WIC) at Courses of Biological Sciences, Physics and Chemistry in the area of Nature´s Sciences, as well as the Pedagogical Plan of the Biological Sciences Course, intending to investigate how does EE was developed in the formation of this teachers. The EE is being presented to the licensed in the initial formation, being mentioned in various WIC´s, both in Formal as in Non-Formal Education, referring both to the National Curriculum Parameters (NCP) as well as to its own themes, in the construction of knowledge. However, EE appears in a very fragmented form, different from what the (NCP) advocates about the use of an interdisciplinary approach in the production of knowledge. It´s necessary that occurs too in this formation a dialogical process of reflection about this questions, aiming at a global formation that covers the knowledge of several areas.

Keywords: Environmental education; Biology’s teaching.

Biografia do Autor

Aniele Poersch Schröpfer de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2015) e graduação em Tecnologia em Agropecuária: Agroindústria pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2007). Especialização em Educação Ambiental pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC (2009).

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências. Pesquisador líder do GEPECIEM. Professor Adjunto da UFFS.

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Publicado

2019-10-22

Edição

Seção

Artigos