Educação ambiental: um olhar sobre a formação de professores de Ciências e Biologia / Envirionmental education: a look at the training of Science and Biology teachers
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.2415Resumo
Este artigo visa contribuir na discussão sobre a abordagem da Educação Ambiental (EA) na formação de professores de Ciências e Biologia. Foram analisados Trabalhos de Conclusão de Estágio (TCEs) dos Cursos de Ciências Biológicas, Física e Química Licenciatura da área de Ciências da Natureza (CN), bem como o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas, visando investigar como se trabalha a EA na formação destes professores. Como resposta, obtivemos dados que nos mostram que a EA já está sendo apresentada aos licenciandos na formação inicial, sendo mencionada em diversos TCEs tanto do Ensino Formal como Não-Formal, utilizando-se tanto de referências aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como do próprio tema, na construção deste conhecimento, mas se apresenta de forma muito fragmentada, diferente do que preconizam os PCNs sobre o uso da abordagem interdisciplinar na produção de conhecimentos. É necessário que ocorra também nesta formação um processo de diálogo e reflexão sobre estas questões, visando uma formação mais global, abrangendo conhecimento das diversas áreas.
Palavras-chave: Educação ambiental; Formação de professores.
ABSTRACT: This article intends to contribute in the discussion about the approach of Environmental Education (EE) in the formation of Sciences and Biology teachers. In this work, where analyzed Works of Internship´s Conclusion (WIC) at Courses of Biological Sciences, Physics and Chemistry in the area of Nature´s Sciences, as well as the Pedagogical Plan of the Biological Sciences Course, intending to investigate how does EE was developed in the formation of this teachers. The EE is being presented to the licensed in the initial formation, being mentioned in various WIC´s, both in Formal as in Non-Formal Education, referring both to the National Curriculum Parameters (NCP) as well as to its own themes, in the construction of knowledge. However, EE appears in a very fragmented form, different from what the (NCP) advocates about the use of an interdisciplinary approach in the production of knowledge. It´s necessary that occurs too in this formation a dialogical process of reflection about this questions, aiming at a global formation that covers the knowledge of several areas.
Keywords: Environmental education; Biology’s teaching.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).