QUEIMADURAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS EM UM PRONTO-SOCORRO INFANTIL

Autores

  • Raquel Pan Departamento Didático-Científico de Enfermagem na Assistência Hospitalar do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Júnia Lanny Sousa Silva Enfermeira, Graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.
  • Fernanda Accioly Tripode Graduanda em Enfermagem, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Curso de Graduação em Enfermagem, Uberaba, MG, Brasil.
  • Ana Flávia Machado de Oliveira Graduanda em Enfermagem, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Curso de Graduação em Enfermagem, Uberaba, MG, Brasil.
  • Cíntia Machado Dutra Chefe da Unidade de Pronto Socorro, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.
  • Noélle de Oliveira Freitas Professora Doutora, Universidade Guarulhos, Departamento de Enfermagem, Guarulhos, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v10i3.4681

Resumo

Objetivo: Caracterizar os atendimentos por queimaduras em crianças e adolescentes em um Pronto Socorro Infantil, no período de 2008 a 2018. Método: Estudo descritivo e retrospectivo de abordagem quantitativa. Coleta de dados realizada por meio de dados secundários de crianças e adolescentes de zero a 14 anos com o diagnóstico inicial de queimaduras. Análise estatística descritiva realizada para todas as variáveis. Resultados: Foram identificadas 79 admissões por queimaduras, sendo 51 do sexo masculino. A maioria dos atendimentos (62%) correspondeu a crianças menores de cinco anos. 49 (62,0%) tiveram mais de 10% de Superfície Corporal Queimada. Houve predominância de queimaduras de segundo grau (57%) e escaldaduras (58,2%). Foram encontradas lacunas nos preenchimentos dos prontuários, principalmente, acerca da extensão e da profundidade. Conclusão: Conhecer este perfil infanto-juvenil pode contribuir para o aprimoramento e a continuidade do cuidado, bem como para o desenvolvimento de ações de promoção de saúde e prevenção de queimaduras.

Biografia do Autor

Raquel Pan, Departamento Didático-Científico de Enfermagem na Assistência Hospitalar do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2010), Especialização em Enfermagem em Oncologia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Programa Interunidade de Doutoramento pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2015). Estágio de Doutoramento Sanduíche na Utrecht University, Utrecht, Holanda (2014). Foi professora adjunta I do Departamento de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas (2017). Atualmente, é Professora Efetiva Adjunta A do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (CGE/UFTM). Coordenadora Substituta do Departamento Didático-científico de Enfermagem na Assistência Hospitalar (DEAH) do CGE/UFTM. É membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras (desde 2012); membro da Sigma Theta Tau International Honor Society Of Nursing (desde 2008); membro da International Society for Burn Injuries (desde 2014), do Comitê de Enfermagem da International Society for Burn Injuries (2016-2019), do Comitê de Prevenção da International Society of Burn Injuries (2018-2021); membro da Sociedade de Enfermeiros Pediatras (desde 2018). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, queimaduras, adolescentes, oncologia, educação, acidentes na infância e pesquisa de abordagem qualitativa (etnografia).

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Publicado

2022-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais