COLETA DE DADOS NAS PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i1.5513

Resumo

Objetivo: descrever a experiência envolvendo as adaptações metodológicas e operacionais realizadas para o desenvolvimento de pesquisas das teses e dissertações durante a pandemia da doença do Coronavírus 2019 em Programas de Pós-graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública Brasileira. Método: relato de experiência das adaptações realizadas pelos pós-graduandos para a continuidade das pesquisas, realizado em agosto de 2020. Resultados: a pandemia ocasionou algum tipo de mudança nas pesquisas, trazendo impactos negativos na vida diária. Destaca-se o contato com os participantes e a coleta de dados de forma online, por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação. Conclusão: apesar dos desafios impostos pela pandemia, houve adaptações que envolveram o uso de tecnologias, envio de emendas ao Comitê de Ética em Pesquisa, além da prorrogação do calendário acadêmico, que viabilizaram novos encaminhamentos para a continuidade das pesquisas.

Biografia do Autor

FERNANDA KARLA METELSKI, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais. Bolsista do Programa UNIEDU/FUMDES Pós-graduação. Endereço: Campus Reitor João David Ferreira Lima. Bairro Trindade / Florianópolis/SC - CEP 88040-900. Brasil. E-mail: fernanda.metelski@gmail.com

Ianka Cristina Celuppi, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem.

Caroline Bittelbrunn, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Especialista em Saúde com ênfase em Alta Complexidade.

Samara Eliane Rabelo Suplici, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem.

Daiany Pianezzer de Souza Lapazini, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem.

Betina Hörner Schlindwein Meirelles, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem.

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Publicado

2023-04-03

Edição

Seção

Relato de Experiência