PERCEPÇÃO DE DOCENTES QUANTO AO ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i1.6115

Resumo

OBJETIVO: conhecer a percepção dos docentes quanto ao ensino da segurança do paciente na graduação em enfermagem. MÉTODO: estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa realizado com 20 docentes do curso de graduação em enfermagem. Utilizou-se um formulário semiestruturado. Os dados foram processados pelo software Iramuteq e analisadas segundo a análise de conteúdo, as informações oriundas foram apresentadas de forma descritiva, interpretadas pelos pesquisadores e discutidas de acordo com a literatura pertinente à temática. RESULTADOS: o conteúdo obtido mediante o formulário foi metodizado em quatro eixos temáticos: conhecimento dos docentes sobre segurança do paciente; abordagens da segurança do paciente na graduação; importância do ensino da segurança do paciente; e processo de ensino para segurança do paciente. CONCLUSÃO: os docentes demonstram conhecimento adequado quanto à temática segurança do paciente, no entanto, evidencia-se a fragmentação e a pontualidade com a qual o tema é tratado.

Biografia do Autor

Felipe Ítalo Araújo Uchôa, Universidade Regional do Cariri (URCA), Iguatu, Ceará, Brasil.

Graduado em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Enfermeiro do Hospital Regional de Iguatu (HRI).

José Gerfeson Alves, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)

Enfermeiro graduado pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Iguatu, Ceará, Brasil. Mestrando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará, Brasil.

Sofia De Moraes Arnaldo, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem (URCA).  Intensivista no Hospital Regional Universitário do Sertão Central.

Jayana Castelo Branco Cavalcante de Meneses, Universidade Regional do Cariri (URCA), Iguatu, Ceará, Brasil.

Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Enfermeira assistencial da empresa Curae Soluções em Saúde.

Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Professora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora da área de Segurança do paciente e tecnologias.

Glícia Uchôa Gomes Mendonça, Universidade Regional do Cariri (URCA), Iguatu, Ceará, Brasil.

Mestre em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza. Docente da Universidade Regional do Cariri (URCA), Iguatu, Ceará, Brasil.

Publicado

2023-05-16

Edição

Seção

Artigos Originais