PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE MONITORIA ACADÊMICA DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i2.6658

Resumo

Objetivo: Descrever a percepção dos acadêmicos de enfermagem quanto às monitorias ministradas pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial. Método: Estudo descritivo e transversal. Realizado de janeiro de 2019 a junho de 2021, com alunos regularmente matriculados do primeiro ao quinto semestre do curso de Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste. Utilizou-se um instrumento que avaliou Didática, Conteúdo, Planejamento, Perfil e Relevância durante a exposição dos conteúdos nos encontros, além de perguntas abertas sobre as monitorias. Os dados foram organizados no Microsoft Excel 2019. As respostas foram apresentadas em frequências simples, organizadas em tabela por domínios. Resultados: Dos 286 alunos que participaram do estudo, 81,42% consideram a didática, conteúdo (89,16%), planejamento (80,93%), perfil (83,91%) e relevância dos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (89,85%), satisfatórios. Conclusão: A participação dos bolsistas do Programa de Educação Tutorial como monitores mostrou-se relevante, pois seus pares consideraram as monitorias notoriamente satisfatórias.

Descritores: Tutoria; Enfermagem; Ensino.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Nunes de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem UECE - SESu/MEC.

Caroliny Cristine dos Santos Mendes, Universidade Estadual do Ceará

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem UECE - SESu/MEC.

Geraldo Lucas Alves Monte, Universidade Estadual do Ceará

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem UECE - SESu/MEC.

Germana Pinheiro Correia Lima Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem UECE - SESu/MEC. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS/UECE).

Christian Raphael Fernandes Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Egresso do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem UECE - SESu/MEC.

Laís Kelly Maciel Rabelo, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem UECE - SESu/MEC.

Marina Valente Mascarenhas, Universidade Estadual do Ceará

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem UECE - SESu/MEC.

Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Bolsista de Pós-doutorado no Exterior do CNPq. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza. Ceará. Brasil. Tutora Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem UECE - SESu/MEC (2016-2022).

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos Originais