ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA REVISTA DE ENFERMAGEM E ATENÇÃO À SAÚDE (2012-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i1.6800

Resumo

Objetivo: Analisar a produção cientifica publicada na Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde (REAS) entre 2012 a 2022. Método: Estudo bibliométrico que analisou a produção cientifica da REAS publicada no período de dezembro de 2012 a julho de 2022. Os dados foram extraídos por noves pesquisadores, de forma independente. Os artigos foram analisados, descritivamente, quanto à origem; tipo de estudo; grupo populacional, áreas temáticas e campo de estudo. Resultados: Foram analisados 277 artigos científicos com predomínio das publicações em 2018 (17,32%); oriundas da região Sudeste (53,76%); artigos originais (71,48%) com abordagem quantitativa (45,85%); desenvolvidos com a população adulta (38,93%); ocorreram na atenção terciária (32,29%), abordando as temáticas da área da saúde da mulher (11,18%). Conclusão: As publicações da REAS são diversificadas, abrangem diversas áreas do conhecimento, de locais de estudo e de grupos populacionais, favorecendo alcançar um grupo multiprofissional e, possibilitando a translação do conhecimento na atenção à saúde.

Descritores: artigo de revista; bibliometria; Enfermagem; Atenção à Saúde.

Biografia do Autor

Darlene Mara dos Santos Tavares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduação em Enfermagem e Saúde Pública pela USP, Especialização em Saúde Coletiva pela UFTM, Mestrado em Enfermagem Fundamental e Doutorado em Enfermagem pela USP. Professora Titular da UFTM; Vice-reitora da UFTM; Editora científica da Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde.

Adriana Cristina Nicolussi

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia, Mestrado em Enfermagem e Doutorado em Ciências, pela EERP da USP. Professor Adjunto 3 do DEAH do Curso de Graduação em Enfermagem e na Pós-Graduação Lato Sensu - Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da UFTM. Editor Associado da Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde (REAS).

Elizabeth Barichello, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada pela EERP - USP, mestrado em Enfermagem Fundamental pela EERP-USP e doutorado em Enfermagem Fundamental pela EERP-USP. Professora Associada III da UFTM, curso de Enfermagem. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Atenção à Saúde de 2021 até a presente data.

 

Leiner Resende Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduação em Enfermagem pela UFTM, Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica e Doutorado em Psiquiatria pela USP. Professor titular da UFTM.

Maria Helena Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Enfermagem pela Fundação Herminio Ometto, mestrado em Enfermagem e doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto, pela USP. Professora Titular da UFTM. Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Atenção à Saúde (2011 a 2015, 2017 a setembro de 2021).

Mariana Torreglosa Ruiz, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Professor Adjunto IV do curso de graduação em Enfermagem da UFTM, responsável pela disciplina de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia e do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da UFTM.

Raquel Pan, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, Especialização em Enfermagem em Oncologia e doutorado em Programa Interunidade de Doutoramento pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Estágio de Doutoramento Sanduíche na Utrecht University, Utrecht, Holanda. Foi professora adjunta I do Departamento de Enfermagem da PUC Minas, campus Poços de Caldas. É Professora Efetiva Adjunta A do Curso de Graduação em Enfermagem da UFTM. Foi Coordenadora Substituta do DEAH do CGE/UFTM. Foi Tutora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Criança. É membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras, do Comitê de Enfermagem da SBQ, do Comitê de Prevenção, Vice-Diretora Científica da SBQ, Vice-Secretária e uma das Representantes da ISBI; membro da Sigma Theta Tau International Honor Society Of Nursing; membro da International Society for Burn Injuries, do Comitê de Enfermagem da International Society for Burn Injuries, do Comitê de Prevenção da International Society of Burn Injuries e do Comitê de Educação; membro da Sociedade de Enfermeiros Pediatras. Representante da América do Sul no Comitê Executivo da ISBI (2022-2024).

Suzel Regina Ribeiro Chavaglia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Titular da UFTM. Graduada em Enfermagem pela FCM UNICAMP. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela EERP - USP. Pós-doutorado pela EPE UNIFESP. Atua no Curso de graduação em Enfermagem, no Programa de Residência em Urgência/Trauma e Programa de Pós-graduação stricto-sensu em Atenção à Saúde. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASIS - MEC/INEP. Membro da Rede Iberoamericana de Investigação em Educação em Enfermagem - RIIEE. Líder do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Emergência, Trauma e Cuidados Intensivos-CNPq- GEPETECI. Editor Associado da Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde.

Thais de Oliveira Gozzo, Universidade de São Paulo

Graduação em Enfermagem pela EERP USP. É especialista em Enfermagem Obstétrica pela USP e em Enfermagem Oncológica, mestrado e doutorado em Enfermagem pela EERP-USP. Pós-doutoramento na University of Surrey, Reino Unido. Atualmente é Professor Associado (Livre Docente) da EERP-USP. Vice- Coordenadora da Área de Enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP). É orientador pleno no programa de pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP-USP.

Publicado

2023-04-19

Edição

Seção

Artigos Originais