O QUE MOTIVA A EQUIPE DE ENFERMAGEM A SE VACINAR CONTRA INFLUENZA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v14i1.7182

Resumo

Objetivo: Descrever os motivos para se vacinar contra Influenza entre a equipe de enfermagem. Métodos: Estudo transversal realizado entre 2019 e 2022. Dos 1.657 trabalhadores(as) que participaram do inquérito, foram incluídos a equipe de enfermagem (N = 390). A análise incluiu as dimensões que motivam a vacinação contra Influenza, variáveis sociodemográficas e histórico de vacinação. Utilizou-se o SPSS, versão 22.0, para Windows. Resultados: A maioria da equipe de enfermagem consideram que: possuem grande chance de contrair Influenza (60,0%), a Influenza pode ser uma doença grave (52,1%) e tem muito a ganhar com a vacinação (84,7%). Em relação aos estímulos para ação, o motivo para vacinação de maior relevância foi acessar informações sobre os benefícios da vacina nos meios de comunicação (53,0%). Conclusão: Os motivos para se vacinar contra Influenza estão relacionados às dimensões Suscetibilidade, Gravidade, Benefícios e Estímulos para ação.

Biografia do Autor

Suellen Bittencourt, UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil

Bacharela Interdisciplinar em Saúde (CCS-UFRB. Estudante do curso de Medicina pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

Fernanda de Oliveira Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil

Professora Adjunta II da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Paloma de Sousa Pinho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil

Enfermeira pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, Professora Associada I do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB).

Deisy Vital de Melo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil

Professora Associada I (Curso de Enfermagem/ CCS/ UFRB). Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem (UEPB) ; Mestrado em Saúde Coletiva (UEFS); Doutorado em Enfermagem (PPGENF-UFBA e Período Sanduíche na Universidade Complutense de Madrid).

Publicado

2025-03-19

Edição

Seção

Artigos Originais