Perspectivas parentais e experiências na transição alimentar dos infantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7230

Resumo

Objetivo: conhecer as perspectivas parentais e as experiências dos pais envolvidos na transição da alimentação infantil. Método: estudo descritivo e exploratório, amostra composta por sete pais, selecionados por conveniência. Foram incluídos pais de crianças que iniciaram a introdução alimentar. Resultados: O corpus consiste em sete textos divididos em 67 segmentos de texto, com um aproveitamento de 79,10%. Identificamos um total de 2.442 ocorrências, que podem ser palavras, formas ou vocabulários. Emergiram quatro categorias: Transição Alimentar, Dificuldade na Introdução Alimentar, Orientações para a Introdução Alimentar e Aceitação dos Alimentos. Os dados destacam a preocupação dos pais com a nutrição e o bem-estar de seus filhos, enfatizando a necessidade de suporte e informações adequadas. Conclusão: A transição alimentar é vista pelos pais como um período desafiador, repleto de obstáculos. No entanto, ela vai além de ser apenas uma mudança na dieta da criança; é um período significativo de desenvolvimento e aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Samara Hellen Nogueira de Freitas, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza/CE, Brasil

    Graduanda de Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará. Brasil. Universidade Estadual do Ceará. Bolsista de Iniciação Cientifica CNPQ. Fortaleza – CE.

  • Maria Solange Nogueira dos Santos, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza/CE, Brasil

    Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

  • Emanuela Machado Silva Saraiva , Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza/CE, Brasil

    Farmacêutica. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista da agência de fomento: CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Fortaleza – CE.

  • Edna Maria Camelo Chaves , Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza/CE, Brasil

     

    Enfermeira. Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. PPCCLIS/Enfermagem, Fortaleza/CE, Brasil

Publicado

2025-05-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Perspectivas parentais e experiências na transição alimentar dos infantes. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.7230. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7230. Acesso em: 16 jun. 2025.