Perspectivas parentais e experiências na transição alimentar dos infantes
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7230Resumo
Objetivo: conhecer as perspectivas parentais e as experiências dos pais envolvidos na transição da alimentação infantil. Método: estudo descritivo e exploratório, amostra composta por sete pais, selecionados por conveniência. Foram incluídos pais de crianças que iniciaram a introdução alimentar. Resultados: O corpus consiste em sete textos divididos em 67 segmentos de texto, com um aproveitamento de 79,10%. Identificamos um total de 2.442 ocorrências, que podem ser palavras, formas ou vocabulários. Emergiram quatro categorias: Transição Alimentar, Dificuldade na Introdução Alimentar, Orientações para a Introdução Alimentar e Aceitação dos Alimentos. Os dados destacam a preocupação dos pais com a nutrição e o bem-estar de seus filhos, enfatizando a necessidade de suporte e informações adequadas. Conclusão: A transição alimentar é vista pelos pais como um período desafiador, repleto de obstáculos. No entanto, ela vai além de ser apenas uma mudança na dieta da criança; é um período significativo de desenvolvimento e aprendizagem.
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