Consumo de antibióticos entre estudantes de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7272

Resumo

Objetivo: descrever o consumo de antibióticos entre estudantes de graduação de Coari - Amazonas. Método: estudo transversal de amostragem não-probabilística por cota. A coleta de dados ocorreu entre março à julho de 2018. Participaram do estudo 694 estudantes (70%) da instituição de ensino. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: entre os participantes, 15,3% consumiram antibióticos, a metade praticou a automedicação com o uso de antibióticos (50,0%). Os estudantes dos cursos que não eram da área da saúde foram os que mais praticaram automedicação com antibióticos (65,4%). A substância mais consumida foi a amoxicilina (44,7%) e o principal motivo que levou ao consumo de antibióticos foi à amigdalite (39,0%). Conclusões: a prevalência da automedicação entre estudantes foi elevada, considerando os riscos associados ao uso indevido de antibióticos, é importante implementar medidas que incentivem o uso racional de antibióticos nas universidades.

Descritores: Antibacterianos; Estudantes; Farmacorresistência Bacteriana.

Biografia do Autor

  • Ananias Facundes Guimarães, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeiro. Aluno do curso de mestrado. Universidade do Estado do Pará em associação ampla com a Universidade Federal do Amazonas. Manaus-AM, Brasil.

  • Paula Andreza Viana Lima, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeira. Mestra em enfermagem. Professora Adjunta do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coari-AM, Brasil.

  • Sulyane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeira. Especialista em saúde pública. Aluna do curso de mestrado. Universidade do Estado do Pará em associação ampla com a Universidade Federal do Amazonas

  • Mariana Paula da Silva, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeira. Especialista em saúde pública. Aluna do curso de mestrado. Universidade do Estado do Pará em associação ampla com a Universidade Federal do Amazonas. Manaus-AM, Brasil.

  • Rodrigo Silva Marcelino, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeiro. Aluno do curso de mestrado. Universidade do Estado do Pará em associação ampla com a Universidade Federal do Amazonas. Manaus-AM, Brasil. 

  • Marcelo Henrique da Silva Reis, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeiro. Especialista em saúde coletiva. Aluno do curso de mestrado. Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas. Manaus-AM, Brasil. 

  • Jéssica Karoline Alves Portugal, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeira. Especialista em saúde coletiva. Professora Adjunta do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coari-AM, Brasil.

  • Abel Santiago Muri Gama, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeiro. Doutor. Professor Adjunto do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coari-AM, Brasil.

Publicado

2025-08-29

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Facundes Guimarães A, Viana Lima PA, Ferreira da Silva S, da Silva MP, Silva Marcelino R, da Silva Reis MH, et al. Consumo de antibióticos entre estudantes de graduação. Rev Enferm Atenção Saúde [Internet]. 29º de agosto de 2025 [citado 27º de janeiro de 2026];15(1). Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7272