Consumo de antibióticos entre estudantes de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7272

Resumo

Objetivo: descrever o consumo de antibióticos entre estudantes de graduação de Coari - Amazonas. Método: estudo transversal de amostragem não-probabilística por cota. A coleta de dados ocorreu entre março à julho de 2018. Participaram do estudo 694 estudantes (70%) da instituição de ensino. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: entre os participantes, 15,3% consumiram antibióticos, a metade praticou a automedicação com o uso de antibióticos (50,0%). Os estudantes dos cursos que não eram da área da saúde foram os que mais praticaram automedicação com antibióticos (65,4%). A substância mais consumida foi a amoxicilina (44,7%) e o principal motivo que levou ao consumo de antibióticos foi à amigdalite (39,0%). Conclusões: a prevalência da automedicação entre estudantes foi elevada, considerando os riscos associados ao uso indevido de antibióticos, é importante implementar medidas que incentivem o uso racional de antibióticos nas universidades.

Descritores: Antibacterianos; Estudantes; Farmacorresistência Bacteriana.

Biografia do Autor

  • Ananias Facundes Guimarães, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeiro. Aluno do curso de mestrado. Universidade do Estado do Pará em associação ampla com a Universidade Federal do Amazonas. Manaus-AM, Brasil.

  • Paula Andreza Viana Lima, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeira. Mestra em enfermagem. Professora Adjunta do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coari-AM, Brasil.

  • Sulyane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeira. Especialista em saúde pública. Aluna do curso de mestrado. Universidade do Estado do Pará em associação ampla com a Universidade Federal do Amazonas

  • Mariana Paula da Silva, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeira. Especialista em saúde pública. Aluna do curso de mestrado. Universidade do Estado do Pará em associação ampla com a Universidade Federal do Amazonas. Manaus-AM, Brasil.

  • Rodrigo Silva Marcelino, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeiro. Aluno do curso de mestrado. Universidade do Estado do Pará em associação ampla com a Universidade Federal do Amazonas. Manaus-AM, Brasil. 

  • Marcelo Henrique da Silva Reis, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeiro. Especialista em saúde coletiva. Aluno do curso de mestrado. Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas. Manaus-AM, Brasil. 

  • Jéssica Karoline Alves Portugal, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeira. Especialista em saúde coletiva. Professora Adjunta do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coari-AM, Brasil.

  • Abel Santiago Muri Gama, Universidade Federal do Amazonas. Manaus/AM, Brasil

    Enfermeiro. Doutor. Professor Adjunto do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coari-AM, Brasil.

Publicado

2025-08-29

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Consumo de antibióticos entre estudantes de graduação. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.7272. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7272. Acesso em: 5 dez. 2025.