CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DE TRABALHADORES AGRÍCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i3.7322

Resumo

Objetivo: Identificar se os trabalhadores rurais que atuam na atividade agrícola apresentam segurança e proteção durante o desenvolvimento das atividades laborais. Metodologia: Trata-se de um estudo de amostragem nomeada como “bola de neve”, realizado com pessoas que realizam atividades agrícolas em um bairro rural do interior de Minas Gerais. Resultados: Dentre os 10 trabalhadores rurais que participaram da pesquisa, todos eram do sexo masculino, com idade entre 22 a 57 anos de idade. Elencaram-se duas categorias, a saber: (1) acidentes no meio de trabalho e (2) utilização de equipamentos de proteção individual. Conclusão: Em suma, a maioria dos trabalhadores rurais relatam incidentes do tipo químico, físico, agrotóxico, acidente mecânico e picada de animas peçonhentos. Ainda, detectou-se que os indivíduos autônomos apresentam déficit de informações e clareza sobre a importância dos equipamentos de proteção individual quando comparados aos trabalhadores registrados por meio de empresas.

Descritores: População Rural; Agroquímicos; Risco Ocupacional; Exposição Ambiental; Saúde do Trabalhador Rural. 

Biografia do Autor

  • Marina Pereira Rezende, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Curso de Enfermagem, Departamento de Enfermagem em Educação e Saúde Comunitária.

  • Mariana Bento Borges, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Graduanda em Enfermagem da Universiade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Publicado

2025-01-13

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DE TRABALHADORES AGRÍCOLAS . Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 13, n. 3, 2025. DOI: 10.18554/reas.v13i3.7322. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7322. Acesso em: 11 set. 2025.