Estratégias pedagógicas voltadas à assistência em saúde na parada  cardiorrespiratória em gestantes: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7725

Resumo

Objetivo: Identificar as estratégias pedagógicas utilizadas no ensino do atendimento a parada cardiorrespiratória em gestantes. Método: Revisão integrativa, realizada em abril de 2023 em sete fontes de informação: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline/PubMed®), Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Web of Science, Science Diret e Excerpta Médica Database (Embase).  Utilizou-se o aplicativo Rayyan para seleção dos estudos e aplicou-se a análise temática. Resultado: Identificaram-se 778 estudos, destes oito compuseram a amostra final. Elencaram-se três categorias, a saber: estratégias pedagógicas utilizadas no ensino do atendimento a parada cardiorrespiratória em gestantes; competências clínicas desenvolvidas por meio das estratégias pedagógicas e; diretrizes, protocolos e referenciais teóricos existentes usados para a orientação do atendimento da parada cardiorrespiratória na gestante. Conclusão: As estratégias pedagógicas utilizadas configuraram-se, principalmente, pela simulação, seguida da ferramenta multimídia de e-learning e da roda de conversa.

Biografia do Autor

  • Marisa Ferreira de Freitas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Uberaba/MG, Brasil

    Enfermeira. Mestre pela Universidade de Uberaba e Doutoranda do programa de Atenção em Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 

  • Fabiana Cristina Pires Bernardinelli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Uberaba/MG, Brasil

    Enfermeira. Doutoranda e Mestre do programa de Atenção em Saúde pela
    Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

  • Mariana Torreglosa Ruiz, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Uberaba/MG, Brasil

    Doutora em ciência pela Escola de enfermagem de Ribeirão Preto.
    Professora Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

  • Eliana Maria Scarelli Amaral, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Uberaba/MG, Brasil

    Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Doutora
    em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo.

  • Suzel Regina Ribeiro Chavaglia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Uberaba/MG, Brasil

    Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas-UNICAMP. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo-USP. Pós-doutorado pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Coordenadora do Programa de Pós-graduação lato sensu em Urgência/Trauma. Professor Titular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Membro da Rede Iberoamericana de Investigação em Educação em Enfermagem - RIIEE. Líder do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Emergência, Trauma e Cuidados Intensivos-CNPq- GEPETECI.

Publicado

2025-07-10

Edição

Seção

Revisão Integrativa

Como Citar

Estratégias pedagógicas voltadas à assistência em saúde na parada  cardiorrespiratória em gestantes: revisão integrativa. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.7725. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7725. Acesso em: 28 ago. 2025.