Experiências de estudantes de enfermagem sobre o ensino prático durante o per´´iodo pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.8438Resumo
Objetivo: Analisar as experiências de estudantes de Enfermagem nas aulas práticas realizadas na Atenção Primária à Saúde durante o período pandêmico da Covid-19. Método: Estudo qualitativo. Foram entrevistados 12 estudantes de Enfermagem de uma Universidade Federal Pública. As narrativas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: Os achados retratam o estado emocional dos estudantes decorrente da interrupção das aulas presenciais, em relação ao atraso do curso e ao medo com a própria saúde e dos pares sociativos; exploram as experiências negativas e positivas; e, denotam os saberes adquiridos, a conscientização da prevenção de doenças, a humanização, o desenvolvimento de um olhar acurado para o usuário, e as percepções advindas da socialização com os profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde. Conclusões: A pandemia impactou o ensino prático e exigiu adaptações. Obstáculos e potencialidades revelaram desafios, mas também fortaleceram conhecimentos e reflexões sobre a formação acadêmica.
Descritores: Estudantes de Enfermagem; Universidades; Ensino; COVID-19; Atenção Primária à Saúde.
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