Experiências de estudantes de enfermagem sobre o ensino prático durante o per´´iodo pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.8438

Resumo

Objetivo: Analisar as experiências de estudantes de Enfermagem nas aulas práticas realizadas na Atenção Primária à Saúde durante o período pandêmico da Covid-19. Método: Estudo qualitativo. Foram entrevistados 12 estudantes de Enfermagem de uma Universidade Federal Pública. As narrativas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: Os achados retratam o estado emocional dos estudantes decorrente da interrupção das aulas presenciais, em relação ao atraso do curso e ao medo com a própria saúde e dos pares sociativos; exploram as experiências negativas e positivas; e, denotam os saberes adquiridos, a conscientização da prevenção de doenças, a humanização, o desenvolvimento de um olhar acurado para o usuário, e as percepções advindas da socialização com os profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde. Conclusões: A pandemia impactou o ensino prático e exigiu adaptações. Obstáculos e potencialidades revelaram desafios, mas também fortaleceram conhecimentos e reflexões sobre a formação acadêmica.

Descritores: Estudantes de Enfermagem; Universidades; Ensino; COVID-19; Atenção Primária à Saúde.

Biografia do Autor

  • Ana Clara Silva e Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Recife/PE, Brasil.

    Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2024), onde participou de projetos de iniciação científica e extensão universitária, liga acadêmica e monitoria. Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Complexo Hospitalar Unimed Recife, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UFPE.

  • Thaís Araújo da Silva, Universidade de Brasília - UNB. Brasília/DF, Brasil.

    Docente do Magistério Superior do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (área: Gestão e Didática em Enfermagem) (2019). Docente da pós-graduação em Enfermagem da UFPE (2022). Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Gerenciamento em Enfermagem, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - linha de pesquisa - Identidade profissional do enfermeiro gestor, bolsista CAPES (2019). Doutorado Sanduíche na Universidade de Alicante, Espanha (2018). Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2015) - linha de pesquisa - Identidade profissional do enfermeiro sob a óptica de estudantes de Enfermagem. Especialização em Docência e Auditoria em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho. Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Uninter. Graduação em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho. Atuação profissional na docência - graduação e pós-graduação lato sensu desde 2012.

  • Mariana Ribeiro Vanderley de Arruda, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Recife/PE, Brasil.

    Enfermeira pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-graduada em Saúde da Família. Foi monitora da disciplina Processo de Trabalho em Enfermagem, do departamento de Enfermagem - UFPE, integrante do grupo de pesquisa "Identidade profissional do enfermeiro sob a óptica de estudantes de Enfermagem" e da Liga Acadêmica de Saúde Integrativa da UFRJ (LiASI). Atualmente, atua como Vice Gestora da Vigilância em Saúde de Nazaré da Mata.

  • Silmar Maria da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Belo Horizonte/MG, Brasil.

    Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Básica da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - linha de pesquisa - Resiliência e Saúde do Trabalhador de Enfermagem, bolsista CAPES (2017). Doutorado Sanduíche na Escola Superior de Enfermagem do Porto - Portugal (2015). Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2012) - linha de pesquisa - DORT e Saúde do Trabalhador de Enfermagem. Especialização em Enfermagem em Cardiologia pelo Instituto do Coração - InCor (2008) e Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília - Famema (2006). Atuação profissional na docência - graduação e pós-graduação lato sensu desde 2012. Tem conhecimento na área Saúde do Trabalhador, Resiliência e Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Saúde do Adulto/Idoso e experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Cardiologia e Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Saúde do Adulto/Idoso. Membro dos Grupos de Pesquisa, cadastrados no CNPq, Estudos sobre a saúde dos Trabalhadores de Enfermagem - GESTE, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, desde abril de 2009, e do Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - NESATT, da UFMG, desde 2023. Membro da La Red Internacional de Enfermería en Salud Ocupacional - RedENSO, desde 2024.

Publicado

2025-07-14

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Experiências de estudantes de enfermagem sobre o ensino prático durante o per´´iodo pandêmico. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.8438. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/8438. Acesso em: 22 set. 2025.