AÇÕES EDUCATIVAS COMO POSSIBILIDADE DE REPENSAR A SEXUALIDADE DA PESSOA IDOSA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i2.5121

Abstract

Objetivo: descrever atividades educativas sobre a sexualidade desenvolvidas com os idosos. Método: Trata-se de a um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, fundamentado nos pressupostos da pesquisa-ação. Resultados: Foram realizadas três ações educativas com as pessoas idosas. Essas ações foram construídas com base numa etapa inicial da pesquisa-ação, em que foram levantadas e identificadas problemáticas acerca da sexualidade. Conclusão: Os resultados esperados pela pesquisa foram obtidos, podendo ser observados pelos discursos e avaliações desta experiência, que facilitou o melhor entendimento da pessoa idosa com a temática trabalhada.

Author Biographies

  • Alison Rener Dantas, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
    Graduando de Enfermagem na Universidade Federal de Campina Grande
  • Sara Samirys Alves

    Enfermeira, pós-graduanda em Saúde da Pessoa idosa.

  • Marcelo Costa Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Docente da Universidade Federal de Campina Grande / UFCG
    Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde / UECE
    Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde / UECE
    Especialista em Enfermagem Clínica / UECE
    Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde - LATICS / UFCG / CNPq

  • Raquel Jesus Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
    Graduanda de Enfermagem na Universidade Federal de Campina Grande
  • Mariana Alexandre Lima
    Graduanda de enfermagem na Universidade Federeal de Campina Grande

Published

2023-07-31

Issue

Section

Artigos Originais

How to Cite

AÇÕES EDUCATIVAS COMO POSSIBILIDADE DE REPENSAR A SEXUALIDADE DA PESSOA IDOSA. JOURNAL OF NURSING AND HEALTH CARE, [S. l.], v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.18554/reas.v12i2.5121. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/5121. Acesso em: 17 dec. 2025.