Segurança do paciente e tecnologia: uma revisão narrativa das principais inovações na última década

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.8446

Resumo

Objetivos: Revisar tecnologias voltadas para a segurança do paciente na última década, identificando seu impacto na redução de erros e qualidade do cuidado. Métodos: Revisão narrativa com busca em PubMed e Google Scholar, incluindo estudos em português, inglês e espanhol, utilizando descritores como "Patient safety" e "Technology". Foram analisados 25 estudos, categorizados em aplicativos móveis, dispositivos vestíveis, inteligência artificial (IA) e outras inovações. Resultados: Aplicativos reduziram erros de medicação (até 70%) e promoveram autocuidado. Dispositivos vestíveis detectaram deterioração clínica precocemente, aumentando a segurança. IA otimizou prescrições, e sensores melhoraram rastreabilidade e monitoramento. Desafios incluem privacidade e usabilidade. Conclusão: As tecnologias melhoram a segurança do paciente, reduzindo erros e promovendo cuidados centrados. Estudos futuros devem explorar IA em larga escala e acessibilidade em contextos de baixa renda.

Biografia do Autor

  • Edna Marta Mendes da Silva, Universidade Potiguar (UNP), Natal/RN, Brasil.

    Doutoranda em Biotecnologia na Saúde, Universidade Potiguar (UNP), Natal/RN, Brasil. Enfermeira. Mestre em Ensino na Saúde. Preceptora da residência multiprofissional em intensivismo neonatal. Membro executor da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à saúde.

  • Clóvis Coutinho da Motta Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal/Brasil

    Médico. Residente em Medicina da Família e Comunidade. HUOL/EBSERH/UFRN.

  • Ediran Ericles Pontes dos Anjos, Universidade Potiguar (UNP), Natal/RN, Brasil.

    Farmacêutico. Universidade Potiguar – UNP

  • João Pedro Sartor de Azevedo Conceição, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo -IAMSPE. São Paulo/SP, Brasil.

    Médico Residente em Clínica Médica. Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE). São Paulo, SP. Brasil.

  • Luiz Eduardo Fonseca de Britto, Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Recife/PE, Brasil.

    Graduando em medicina. Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Recife/Pernambuco. Brasil.

  • Marina Irma Pinheiro de Souza, Faculdade de Medicina do ABC - FMABC. Santo André/ SP, Brasil.

    Médica Residente em Clínica Médica. Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Santo André, SP. Brasil.

  • Yasmin Yngrid Mendes de Brito, Universidade Potiguar (UNP), Natal/RN, Brasil.

    Graduando em medicina. Universidade Potiguar – UNP, Natal, RN. Brasil

  • Ricardo Ney Cobucci, Universidade Potiguar, Anima. Natal/RN, Brasil.

    Professor da Faculdade de Medicina e Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar, Anima, Natal/RN, Brasil. Chefe do setor de pesquisa e inovação tecnológica do MEJC/EBSERH/UFRN, professor do Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher e vice-coordenador da COREME da MEJC/UFRN, Natal, Brasil. Doutor em ciências da saúde e especialista em preceptoria em saúde pela UFRN.

Publicado

2025-08-20

Edição

Seção

Revisão de Literatura

Como Citar

Segurança do paciente e tecnologia: uma revisão narrativa das principais inovações na última década. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.8446. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/8446. Acesso em: 5 dez. 2025.